Acusado de plágio, repórter do New York Times pede demissão

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

O jornalista de economia Zachery Kouwe demitiu-se do cargo quando seus editores constataram que ele havia copiado trechos de matérias do Wall Street Journal e da Reuters, em textos publicados no New York Times e no blogDealBook, informaram o NYT e o WSJ (leia notícia da EFE em português).

O plágio foi identificado por um editor do WSJ e comunicado ao NYT, que abriu uma investigação sobre o caso.

Em uma entrevista ao New York Observer, Kouwe afirmou que nunca inventou uma notícia ou cometeu plágio de propósito. Segundo ele, deixar de atribuir a fonte aos trechos copiados não foi uma decisão deliberada, mas uma atitude “estúpida e descuidada” durante o processo de compilação de notícias de diversos serviços noticiosos, que ele reescrevia e editava para o blog.

O NYT mencionou o caso em sua seção de correções. Depois de ser suspenso da função, Kouwe optou por deixar o cargo ao invés de cumprir penas disciplinares, que poderiam chegar à demissão, informou o jornal.

Kouwe trabalhava no NYT desde outubro de 2008, e havia passado pelo New York Post e pela agência Dow Jones.

Em 2003, o NYT enfrentou uma situação semelhante, quando o repórter Jayson Blair admitiu ter inventado e copiado notícias de outras fontes.

Leia +

Seria o inconsciente culpado pelo plágio no jornalismo? (Centro Knight)
Quantas palavras são demais? (True/Slant)
O que define o plágio no jornalismo? (Centro Knight)

*Com informações do Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109741 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]