Abastecimento de água vai beneficiar mais de 90 famílias na zona rural de Pojuca

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

A dura rotina de buscar água numa carroça para abastecer a família, pelo menos três vezes por semana, vai virar parte do passado para Florisvaldo Santos da Silva. Há 15 anos, o agricultor, a mulher e os dois filhos vivem no assentamento rural fazenda Ana Rosa, no município de Pojuca, a 67 quilômetros de Salvador e não tem água encanada.

Agora eles e outras 90 famílias que vivem no assentamento e na comunidade rural Ribeirão do Meio, vão ser atendidos pelo Programa Água Para Todos, e passarão a contar com o serviço de abastecimento de água. “É um sonho mesmo, viver sem água é muito difícil. Imagina como é pra cozinhar, beber e tomar banho. Eles já furaram o poço, que melhorou bastante, agora vão fazer a rede”, explica seu Florisvaldo.

A ordem de serviço para a construção do sistema simplificado de abastecimento, que leva a água do poço para as casas e tem investimento de R$200 mil, foi assinada pelo governador Jaques Wagner, durante visita ao município de Pojuca, neste domingo (31). “Nós já furamos 1700 poços por toda a Bahia, fizemos cerca de 40 mil cisternas, 1100 sistemas de abastecimento como esse. A água é um bem essencial e garantir o acesso é uma de nossas prioridades”, disse o governador.

Produção de peixes

Além do Água Para Todos os produtores rurais vão ser atendidos pelo programa de Povoamento de Aguadas Públicas, que entregou no município 100 mil alevinos das espécies de peixes tambaqui, tambacu e pacu. A criação vai ser feita com acompanhamento e apoio de técnicos e engenheiros de pesca do estado.

“Vamos dar todo o auxílio e a expectativa é que a produção cresça e se torne auto-suficiente. Depois vamos atrair para cá indústrias de beneficiamento, como as fileteiras, que podem agregar valor ao produto”, falou o governador.

Na área da Saúde Jaques Wagner participou da inauguração de um posto de Saúde da Família e anunciou a construção de mais uma unidade no município, que também já recebeu uma ambulância da secretária de saúde do estado.

Na área da habitação, Pojuca já tem garantidos recursos para a construção de 979 unidades habitacionais. Por meio de parceria entre o Município, o Estado e a União o programa Minha Casa Minha Vida vai disponibilizar 800 unidades. O restante vai ser construída pelo programa Casa da Gente do governo do estado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]