Abalo sísmico de magnitude 8,8 já fez 78 mortos no Chile

O sismo de 8,8 na escala de Richter que hoje de madrugada abalou o Chile causou pelo menos78 mortos, anunciou na televisão daquele país a Presidente Michele Bachelet. Eram 03h24 locais (06h24 em Lisboa) quando o fenómeno se deu, especificou o instituto geológico chileno, enquanto o US Geological Survey (USGS) referia que a região mais atingida fora nas proximidades da cidade de Conceição, a 500 quilómetros a sul da capital, Santiago.

Bachelet declarou “zona de emergência” as regiões de Araucania, Bío Bío e Maule, enquanto se registavam várias réplicas, algumas com mais de 6 na escala de Richter.

O epicentro localizou-se a uns 90 quilómetros de Conceição, cidade de meio milhão de habitantes, e a uma profundidade de 59 quilómetros, especificou a televisão estatal chilena. Dados do USGS referem uma profundidade de 35 quilómetros.

Pessoas na rua

As ruas de Santiago do Chile estavam durante a madrugada repletas de gente, onde se misturavam pessoas em pijama que se recusavam voltar para dentro de casa devido à continuação das réplicas, noticiou por seu turno a TeleSur.

A maioria da capital esteve sem energia eléctrica e por consequência sem semáforos, o que provocou grandes perturbações de trânsito, enquanto a rede de telemóveis também deixou de funcionar.

Repórteres da rádio relataram um incêndio numa fábrica de produtos químicos a norte da cidade, enquanto populares de Sul do país falavam da queda de pontes e de estradas danificadas.

Também se confirmaram grandes ondas na ilha de Juan Fernández, no Pacífico, 670 quilómetros ao largo da costa chilena, mas Bachelet excluiu a possibilidade de um grande tsunami. A chefe de Estado ficou pela madrugada fora no seu gabinete, a coordenar todas as acções do Governo, contou a televisão estatal.

O ministro das Obras Públicas, Sergio Bittar, pediu tempo aos órgãos de comunicação social até que as autoridades tivessem a possibilidade de fornecer informações mais pormenorizadas. Mas sabia-se já que as estradas que conduzem à importante mina de cobre de Los Bronces, perto da capital, estavam bloqueadas.

O Chile detém 34 por cento da produção mundial daquele mineral. E em 1960 foi atingido pelo maior terramoto desde que em 1990 tal género de fenómeno começou a ser registado. Teve a magnitude de 9,5 e devastou a cidade de Valdivia, tendo morto 1.665 pessoas e originado um tsunami que atingiu a Ilha da Páscoa, a 3.700 quilómetros de distância, em pleno Pacífico.

*Com informações do Jornal Público de Portugal

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141293 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário