A mídia ignora a assistência de Cuba a outros países?

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Em uma matéria sobre a assistência oferecida por Cuba às vítimas do terremoto no Haiti, o repórter Tom Fawthrop, da Al Jazeera, relata que o tema vem recebendo pouquíssima cobertura da mídia ocidental, embora os cubanos tenham sido alguns dos primeiros a chegar ao país após a tragédia.

A notícia da Al Jazeera segue uma matéria do GlobalPost, segundo a qual o número de médicos, enfermeiras e outros profissionais da saúde cubanos enviados ao Haiti chega a 618. Os meios de comunicação em Cubapublicam reportagens detalhadas sobre essa brigada médica.

Enquanto isso, de acordo com o repórter da Al Jazeera, uma agência de notícias internacional teria atribuído a Havana o envio de pelo menos 30 médicos, enquanto, na realidade, o número chega a 350. A Al Jazeera menciona uma observação atribuída ao jornalista Richard Gott, ex-editor de internacional do diário britânico The Guardian: “A mídia ocidental está programada para demonstrar indiferença à assistência vinda de lugares inesperados. No caso do Haiti, os meios de comunicação ignoraram não apenas a contribuição cubana, mas também o esforço de outros países latino americanos.”

Em um editorial de 22 de janeiro, o Voice of America – programa de notícias do governo americano – divulgou que mais de 400 trabalhadores da saúde cubanos, incluindo diversos médicos, estão trabalhando por todo o Haiti.

*Com informações do Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]