A CMFS inaugura edifício anexo sem estacionamento e Presidente se esquece de convidar representantes das religiões africanas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Prédio novo sem vagas

Nesta manhã de quarta-feira (17/02/2010) a CMFS (Câmara Municipal de Feira de Santana) entregou à comunidade de Feira de Santana o Edifício Anexo Dival Figueiredo Machado. O prédio abriga os gabinetes dos vereadores e a ASCOM (Assessoria de Comunicação).

Demonstrando uma falta de sintonia para com as demandas da sociedade, os edis, que em passado recente tentaram criar uma lei para que as instituições de ensino destinassem parte de sua área para estacionamento. Esqueceram de dar o bom exemplo e inauguram um prédio que não possuí uma única vaga privativa para estacionamento, nem para os vereadores, tão pouco para membros da comunidade que para o local se dirigirem. Péssimo exemplo.

Esqueceram das religiões africanas

O presidente da CMFS, Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM), foi chamado à atenção pelo colega vereador petista Marialvo Barreto, que estranhando a ausência de representantes das religiões de matriz africana e verificado que diversos membros ligados clero católico, protestante, calvinista e neopentecostal se faziam presente. Sugeriu o convite, para que se evite este tipo de erro, “Espero que da próxima vez convidem”, declarou em plenário. O presidente disse ter esquecido em função dos preparativos para reabertura dos trabalhos legislativos. Triste esquecimento.

+ Sobre o dia na CMFS

Prefeito inaugura reforma do Prédio do Legislativo Feirense

O prefeito Tarcízio Pimenta inaugurou, hoje (17), pela manhã, por volta das 9 horas, à reforma do Prédio do Legislativo Feirense Vereador Dival Figueiredo Machado. O evento contou com as presenças de autoridades civis, políticas, militares, eclesiásticas, familiares do ex-vereador Dival Machado e pessoas da comunidade. O Padre Hipólito, representando o Arcebispo Dom Itamar Vian, e o Pastor Roque Hudson foram os responsáveis pela a Benção do ato de inauguração.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Antônio Carlos Passos Ataíde, durante o seu discurso, fez um breve relato sobre a aquisição do imóvel, com recursos próprios, e reforma do prédio. Em seguida, ele agradeceu aos colaboradores, dentre eles: o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, o prefeito Tarcízio Pimenta, o ex-secretário da Fazenda Joaquim Bahia e todos os vereadores.

Na oportunidade, o vereador Roberto Tourinho fez uma retrospectiva sobre a vida e importância política do ex-vereador Dival Machado. Segundo ele, o homenageado, através do seu carisma, competência, honestidade e seriedade, foi um grande líder no cenário político de Feira de Santana.

O discurso do filho do saudoso vereador Dival Machado, Edmilson Almeida Machado, foi marcado por forte emoção. Com lágrimas, ele ressaltou que o seu pai tratava a Casa Legislativa como sua própria residência. De acordo com Edmilson, “agora de fato, com esta homenagem, a Câmara de Vereadores, torna-se a casa de Dival Machado”.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou que hoje o Prédio do Legislativo Feirense apresenta uma estrutura adequada e moderna para atender aos vereadores, funcionários e a população com mais dignidade e conforto. Em seguida, ele agradeceu a todos os vereadores, sobretudo, pela escolha do nome do ex-vereador Dival Figueiredo Machado para o Prédio Anexo da Câmara.

Segundo o prefeito, a homenagem a Dival Machado é justa, sobretudo, pelas ações que o ex-vereador desempenhou como homem público em prol do desenvolvimento de Feira de Santana e do bem estar social. Na oportunidade, Tarcízio Pimenta relatou que seu primeiro emprego como médico foi adquirido por intermédio do saudoso Dival Machado.

A vereadora Gerusa Sampaio foi a responsável pela entrega da placa de agradecimento ao ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, representado no ato de inauguração pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

Câmara inicia trabalhos legislativos para exercício de 2010

A Câmara Municipal de Feira de Santana iniciou nesta quarta-feira (17), os trabalhos legislativos de 2010. Diversas autoridades, civis, militares e religiosas, prestigiaram o evento, a exemplo dos deputados estaduais Zé Neto e Fernando Torres. A maior expectativa da sessão de abertura do novo exercício era em torno da mensagem do prefeito Tarcízio Pimenta, como tradicionalmente acontece.

O vereador Justiniano França, que se despedia da Câmara – ele irá assumir o cargo de secretário municipal – e da liderança do Governo no Legislativo, foi convidado pelo presidente Antônio Carlos Passos Ataíde para fazer a saudação da Casa ao prefeito Tarcízio Pimenta.

Em seu breve discurso, Justiniano resumiu o primeiro ano do governo Tarcízio Pimenta. Ele afirmou que houve “grandes inovações”, nesse período, por parte da administração municipal. Otimista, ele disse que “com certeza”, haverá muito mais realizações”.

Justiniano observou que a Casa da Cidadania soube reconhecer o empenho do prefeito na realização de melhorias para Feira de Santana. “Não tenho dúvida de que os vereadores continuarão a prestar sua colaboração para o desenvolvimento do município”, declarou o líder governista. A oposição, segundo ele, tem papel importante, “apontando aquilo que, em sua visão, precisa ser corrigido”.

Presidência recebe relatório de Comissão Parlamentar de Inquérito

O vereador Ângelo Almeida, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura irregularidades no comércio de combustíveis em Feira de Santana, entregou hoje (17) à Mesa Diretora o relatório dos trabalhos. “Estou repassando à presidência desta Casa o resultado do trabalho sério e dedicado realizado por esta CPI”, disse ele, dirigindo-se ao vereador Antônio Carlos Passos Ataíde.

Ângelo Almeida fez um reconhecimento ao empenho dos seus colegas vereadores Carlos Alberto Costa Rocha, o Frei Cal, e Aílton Araújo, conhecido na política como Aílton Mô, que integraram a Comissão Parlamentar de Inquérito. Frei Cal atuou como relator da CPI e foi de sua autoria o texto conclusivo.

A sugestão para criação da CPI dos Combustíveis, como se tornou conhecida, foi de autoria do vereador David Neto, com base em denúncias de que haveria diversas irregularidades no comércio da gasolina e do álcool automotivos, em Feira de Santana.

O presidente da CPI fez uma rápida explanação sobre os trabalhos realizados, com início no segundo semestre do ano passado e concluído recentemente. Disse que a Casa, agora, tem a responsabilidade de apreciar o relatório e adotar as medidas que sejam necessárias para combater possíveis problemas no comércio de combustível automotivo em Feira de Santana.

Antônio Carlos Ataíde afirmou que o relatório será apresentado em plenário, para votação dos vereadores, que terão a missão de aprová-lo. “Nas próximas sessões, o documento será submetido aos senhores, para que possamos dar continuidade ao trabalho realizado pela CPI”, disse ele.

Justiniano deixa a Câmara e Alcione Cedraz assume o mandato

A composição da Câmara Municipal sofre uma mudança, logo no início do segundo exercício da atual legislatura. O vereador Justiniano França anunciou, na sessão de abertura dos trabalhos, nesta quarta-feira, que estará se afastando do mandato, mediante licença, para que possa assumir um posto no primeiro escalão do governo Tarcízio Pimenta.

Ele fez a entrega de um ofício, comunicando o afastamento, ao presidente da Casa, Antônio Carlos Passos Ataíde. No documento, informa à Mesa Diretora que estará deixando a atividade parlamentar, temporariamente, para que possa exercer o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, atendendo a um convite do prefeito Tarcízio Pimenta.

Enquanto isso, quem assume o mandato na Casa da Cidadania é o vereador Alcione Cedraz. Ele esteve afastado da Câmara, em 2009, primeiro ano do mandato, para que pudesse ocupar o cargo de secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Município. Pediu exoneração da pasta e agora assume pela primeira vez sua cadeira na Câmara, nesta legislatura.

O suplente de vereador Otávio Joel de Araújo, o Sargento Joel, continuará ocupando a titularidade, com o afastamento do vereador Justiniano França. No ano passado, ele substituiu ao vereador licenciado Alcione Cedraz.

Prefeito elogia iniciativa de homenagem a Dival Machado

Como manda a tradição, o prefeito Tarcízio Pimenta discursou, aos vereadores, na primeira sessão legislativa do ano. Em sua mensagem, o chefe do Poder Executivo agradeceu à Câmara pelo “relacionamento saudável” mantido com o governo, no primeiro ano de sua gestão. Também cumprimentou os profissionais de comunicação: “Vejo a imprensa como olhos importantes para a governabilidade”.

O prefeito disse que a homenagem ao vereador Dival Figueiredo Machado, cujo nome batiza o prédio anexo do Legislativo, reaberto hoje após ampla reforma, relembrou “um político que soube contribuir com Feira de Santana e teve participação sempre com muita dignidade na vida pública”. Para Tarcízio, Dival foi “professor de todos nós”. No Legislativo, disse ele, produziu ensinamentos mesmo sem a cultura da universidade. “Soube, com a escola do dia a dia e da experiência, realizar um grande trabalho”.

Agradeceu ao vereador Justiniano França pelo fato de ter exercido a liderança do Governo, durante o ano de 2009, e também por ter aceitado agora o convite para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, cargo que o obriga a afastar-se do Legislativo. E cumprimentou o vereador Ewerton Carneiro, novo líder da bancada governista.

Tarcízio Pimenta também se mostrou reconhecido ao vereador Alcione Cedraz, que foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer, por quase um ano e dois meses. Alcione pediu exoneração do cargo executivo e retornou hoje à Câmara. “Sou grato por seu trabalho e vontade de colaborar com o governo, entendendo a necessidade de um bom relacionamento governamental”, afirmou o prefeito.

“Quero fazer justiça: a Casa tem dado bons secretários, a exemplo de Justiniano e Alcione”, disse o prefeito. “Com certeza grandes conquistas estão por vir”, assinalou. Tarcízio anunciou algumas novidades para o seu governo, este ano. Audiências públicas serão nos bairros, primeira semana do mês. “Teremos a melhor Guarda Municipal da Bahia. Um projeto criará o Estatuto da Guarda”, prometeu.

No transporte coletivo, o prefeito garantiu que 30 novos ônibus estarão reforçando a frota. A Internet estará alcançando toda a cidade, gratuitamente. Neste semestre, o Executivo deverá apresentar um “projeto social de vanguarda”, afirmou. “Milhares de feirenses, no campo, vão ser contemplados. É a esperança de um futuro digno e produtivo”. Até março, o projeto criando o Programa de Incentivo ao Assentamento do Homem do Campo estará chegando a Casa, para apreciação dos vereadores

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113552 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]