Wagner e Lula discutem ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica

Wagner defendeu a construção da ponte que vai ligar Salvador a Ilha de Itaparica, “que é um sonho também já sonhado pelo presidente Lula”.
Wagner defendeu a construção da ponte que vai ligar Salvador a Ilha de Itaparica, “que é um sonho também já sonhado pelo presidente Lula”.
Wagner defendeu a construção da ponte que vai ligar Salvador a Ilha de Itaparica, “que é um sonho também já sonhado pelo presidente Lula”.
Wagner defendeu a construção da ponte que vai ligar Salvador a Ilha de Itaparica, “que é um sonho também já sonhado pelo presidente Lula”.

Para Wagner, o sistema ferry-boat não consegue cumprir o seu papel, principalmente nas datas mais festivas, quando a circulação de veículos e pessoas para a ilha é muito intensa. “Por mais que se melhore o ferry-boat, a solução definitiva é a construção da ponte, que deve ter entre 11 e 12 quilômetros, o que é absolutamente viável”.

Wagner disse que, nesta terça-feira (12/01/2010), será assinado o Edital de Manifestação de Interesse. “São muitas empresas que já demonstraram interesse em desenvolver o projeto e estudar a viabilidade técnica e econômica”, comentou.

Segundo ele, a ponte servirá também como quilômetro zero da BR 242, que corta todo o estado, de Feira de Santana até Luís Eduardo Magalhães e Barreiras. “Será, seguramente, um marco de beleza na Baía de Todos-os-Santos, de desenvolvimento da ilha e de Salvador. E será também um elemento muito forte de atração de turismo, já que vai facilitar a chegada de Salvador para Itacaré, Ilhéus, Belmonte e a Baía de Camamu”, enumerou.

Turismo – Wagner lembrou que a Bahia foi o destino preferencial dos brasileiros no ano passado. “O aeroporto de Salvador movimentou mais de sete milhões de pessoas no ano de 2009, portanto, cada vez mais, nós temos que nos preparar para fluxos maiores de turistas. A ponte também cumpre esse papel”.

O governador reforçou que o aeroporto está se preparando para ter sua segunda nova pista. “E nós vamos trabalhar muito mais, como anunciamos em Morro de São Paulo um pacote de R$13 milhões, entre obras dos governos do Estado, federal, do município e também da Fundação Odebrecht, por meio de um financiamento do BNDES”.

De acordo com Wagner, em Morro de São Paulo serão recuperados o forte, o mosteiro, a igreja de Nossa Senhora da Luz e que há planos também para a recuperação do atracadouro. “Estamos refazendo a urbanização de Morro de São Paulo, vamos enterrar toda a fiação para que o local fique mais bonito ainda”.

A Embasa está preparando uma ampliação do saneamento e da água de Boipeba, lembrou o governador. “O Brasil, como se diz, é a bola da vez, a Bahia é a preferência nacional e a nós cabe melhorar a infraestrutura hoteleira, o aeroporto, os portos, as estradas, para que, cada vez mais, o nosso povo viva melhor e o turista queira mais ainda vir à Bahia”.

Lula – Sobre a conversa com o presidente Lula, Wagner destacou que foi um encontro descontraído, “de dois amigos de mais de 30 anos de amizade, que vislumbram um 2010 de êxito para o país, para a Bahia, e de sucesso, evidentemente, dentro do nosso projeto, que vem cada dia mais melhorando a auto-estima do nosso povo na Bahia, no Brasil, colocando o Presidente Lula e o Brasil no mais alto ponto da constelação internacional de países”.

Wagner revelou que, na oportunidade, pediu ao presidente, mais uma vez, o apoio a todos os programas que estão sendo desenvolvidos na Bahia e falou sobre os hospitais da Criança e Geral do Subúrbio. “Mas comemorando com ele também as notícias de final de ano, mais empregos gerados, a Bahia foi campeã de geração de emprego aqui no Nordeste”.

O governador ressaltou que o crescimento econômico da Bahia foi superior ao do Brasil. “Foi uma conversa descontraída, de mais de cinco horas, trocando idéias sobre o ano político, o ano econômico de 2010 e, graças a Deus, vi o Presidente com muita felicidade”, comentou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108644 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]