Você é quem diz ser? | Por Valéria Nascimento

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Uma vida inteira se vive na busca por algo. O caminho não é reto. No caminho, existem as curvas, as pedras, os buracos na estrada. Não há qualquer sinalização de perigo. Mas, todos os obstáculos estão lá nas palavras, nas frases, nas situações, nas pessoas. Você busca uma vida plena e feliz. Mas… há quem não queira. Você se protege e começa a usar as máscaras.

O que seriam as máscaras? Mentiras? Falsidades? Não. Seriam nossas defesas naturais. Aquela defesa tão semelhante no funcionamento do nosso organismo para nos proteger das doenças e manter-nos vivos. E como elas surgem? Por que surgem? De forma bem natural lá no início da vida, nos primeiros sinais de comunicação, nos primeiros relacionamentos interpessoais com sua mãe, seu pai, seus irmãos, seus parentes.

E onde está o problema das máscaras? Talvez quando passamos a usar em todos os momentos de nossas vidas. Quando deixamos de usar parâmetros e balancear para cada situação e interlocutor. Quando passamos a demonstrar ser alguém que não somos. Quando criamos uma áurea de idealização, mito e perfeição em torno de nossos pensamentos, ideias e convicções. Quando dizemos que queremos transformar realidades, mas temos posturas egocêntricas e materialistas. Quando lidamos com sonhos alheios e somente nos promovemos com o sacrifício dos outros.

E isso é possível? Não está apenas no comportamento dos vilões de novelas? Infelizmente, não. As máscaras de bons moços estão em toda parte. Elas iludem durante toda uma vida, alimentando esperanças em transformar realidades e garantindo um ombro amigo na jornada. Elas falam que todos devem protestar e rebelar-se na adolescência, mas não seguram as mãos de suas ovelhas na primeira queda. Elas largam qualquer um na vida adulta e recriminam todas as idealizações anteriores porque, no fundo, lá no fundo, odeiam o mundo evoluído e progressista.

*Com informações de Valéria Nascimento.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120817 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.