UNESCO lança no Brasil livro sobre liberdade de informação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Publicação traduzida para o português avalia legislação sobre o tema em 14 países; Brasil caminha para ter leis de direito à informação

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, lança no Brasil o livro ´Liberdade de Informação: Um Estudo de Direito Comparado´.

A publicação traz uma análise da legislação sobre direito à informação em 14 países, como Uganda, Estados Unidos, México e Grã-Bretanha. O livro também avalia o papel dos governos e as políticas relacionadas ao tema.

América Latina

A obra traduzida para o português foi escrita em 2008 pelo consultor da UNESCO, Toby Mendel. Para o autor, o Brasil está cada vez mais envolvido nesse debate, citando que “11 países na América Latina tem leis sobre liberdade à informação e o Brasil deverá se tornar em breve o 12° da lista, quando criar leis próprias sobre o assunto”.

O coordenador de comunicação da UNESCO no Brasil, Guilherme Canela, disse à Rádio ONU, de Brasília, que essa lacuna existe também em outros países lusófonos.

“Alguns dos países de língua portuguesa, incluindo o Brasil, ainda não detém esses arcabouços mais avançados de garantia do direito de acesso à informação, ainda que porventura possam te-los na sua Constituição. Então esse livro do Toby Mendel permitirá a esses países que ainda não tem sua lei ter uma fotografia analítica de onde é que esses governos locais podem avançar, considerando a experiência de países diversificados”, detalhou.

Avanços

Segundo a UNESCO, a importância do acesso à informação vem crescendo entre a sociedade civil, acadêmicos, mídia e governos. Em 1990, apenas 13 países tinham adotado leis sobre o tema e este número já subiu para mais de 70 países.

A edição em português do livro pode ser encontrada nas versões impressa e também online. O download do arquivo está disponível no site da Unesco.

*Com informações da Rádio ONU

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]