UIT: Som de programas de TV e comerciais devem ter o mesmo volume

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

União Internacional das Telecomunicações espera que uma nova proposta de recomendação técnica traga mais conforto aos telespectadores que precisam ajustar o som do aparelho durante a programação.

Uma nova recomendação da União Internacional de Telecomunicações, UIT, pretende por fim à variação do volume entre programas de televisão e intervalos comerciais.

Segundo a agência da ONU a proposta apresentada no final do ano passado visa regular também o volume do som entre canais nacionais e internacionais.

Uniformidade

A UIT ressalta que a idéia é tornar o hábito de assistir televisão mais prazeroso, já que muitos telespectadores ficam irritados ao terem que aumentar e diminuir o volume do aparelho cada vez que começa ou termina um novo bloco.

A agência afirma que a falta de uniformidade entre a programação de um único canal é atribuída, entre outros fatores, ao aparelho responsável por medir o volume, que toma por base sinais elétricos.

A UIT recomenda também que as emissoras passem a utilizar uma nova forma de medida, baseada na altura do som, com valores pré-estabelecidos para todas as empresas.

O objetivo é que canais nacionais e internacionais possam seguir os mesmos padrões. A proposta ainda aguarda aprovação.

*Com informações da Rádio ONU

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112714 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]