SERVTRAN: Som alto em bares e acidentes de trânsito lideram ocorrências registradas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Ocorrências relacionadas a volume de som alto, principalmente em bares e carros parados em locais públicas, lideram o ranking de chamadas geradas através do Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (SERVTRAN), atingindo praticamente a metade das notificações. Problemas de trânsito vêm em seguida com 20% dos registros. Até agora, o serviço totaliza 3.642 casos, desde a sua implantação, em dezembro do ano passado.

A estatística foi apresentada pelo coordenador do Servtran, Gildásio Francisco Alves, na terça-feira (19/01/2010), quando ele fez um balanço considerado positivo do serviço, que é vinculado a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Importante ferramenta implantada visando solucionar problemas denunciados em Feira de Santana, o Servtran totalizou 1.820 chamadas envolvendo volume de som alto em bares e carros estacionados em praças públicas, nos finais de semana e feriados, causando poluição sonora.

No trânsito, os acidentes chegaram a 160 ocorrências, com 28 feridos e dois mortos. Destes, 61 casos envolveram motocicletas. De acordo com o coordenador Gildásio Alves, outras denúncias davam conta de veículos estacionados em locais proibidos, principalmente nas calçadas, totalizando 147 registros, seguido de problemas no transporte público: 34 transportes clandestinos: 27 desobstruções de vias: 12, reparos de sinalizações: cinco, equipamentos outros: quatro, e veículos abandonados: dois.

O Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito funciona 24 horas com um call center atendendo através do telefone (75) 3603-7304. O órgão conta com o apoio da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) e 2º Grupamento de Bombeiro Militar, com os quais mantém contatos via rádio, inclusive aos sábados, domingos e feriados, recebendo solicitações, queixas, ocorrências ou qualquer outro assunto relacionado ao transporte e trânsito na cidade.

Gildásio Alves ressaltou que, além do call center, o serviço ainda mantém uma base de apoio no cruzamento da avenida Getúlio Vargas e avenida Maria Quitéria, funcionando diariamente até às 22 horas. “A população já merecia esse tipo de atendimento e monitoramento de trânsito, já que a cidade cresceu muito ao longo dos anos”, observou.

Como se não bastasse, o Servtran vai monitorar a situação cadastral dos veículos que trafegam por Feira de Santana. Câmeras serão instaladas nas principais entradas de acesso ao município, ainda no primeiro semestre deste ano, garantindo segurança com rastreamento e identificação de carros e motos roubados.

O sistema operacional, totalmente informatizado, contará com programa ligado ao DETRAN possibilitando a identificação da situação de veículos em tempo real. Munidos destas informações, técnicos da Secretaria de Transportes e Trânsito poderão acionar automaticamente a polícia indicando o roteiro do veículo em busca.

São quatro viaturas padronizadas mais cinco motocicletas monitorando o trânsito, além de uma caminhonete para transporte e guinchos. As ações vão desde auxílio de operações de resgate em acidentes de trânsito, fiscalização de transporte público em todos os modais, bem como atendimento a toda e qualquer ocorrência de trânsito.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115095 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.