Secretaria de Saúde realiza trabalho de combate a dengue no Limoeiro

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Agentes de Endemias da Secretaria de Saúde estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (29/01/2010) com os moradores do Limoeiro, distrito de Humildes, discutindo ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O encontro foi motivado pelo resultado do último levantamento realizado no local, que apontou um aumento no índice de infestação predial. O percentual aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1 por cento.

Apesar da situação, com a detecção de alguns criadouros do mosquito, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, tranquiliza a comunidade afirmando que não há nenhum caso suspeito notificado no Limoeiro.

“Acontece que não podemos descuidar, pois o índice de infestação predial está acima do aceitável e, por isso, os profissionais de saúde estão intensificando as ações de prevenção e combate ao mosquito”, declarou.

Biólogos, técnicos de referência da dengue, agentes de endemias e comunitários, profissionais do setor de Educação Continuada e supervisores alertavam para o perigo da proliferação do mosquito. Inicialmente, os profissionais distribuíram material educativo, a exemplo de panfletos, folders, cartilhas e cartazes, durante reunião na praça e, depois, seguiram para trabalho de campo.

Janice Estrela atribui o aumento no índice de infestação predial no Limoeiro às dificuldades encontradas pelos agentes comunitários e de endemias no acesso aos imóveis.

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, parte dos moradores não permite a visita dos profissionais de saúde às suas casas e, em outros casos, os agentes se deparam com residências fechadas.

Como se não bastasse, objetos (como pneus velhos, garrafas, vasilhames plásticos, entre outros) são jogados em terrenos baldios, servindo de criadouro para o mosquito. “A fêmea do mosquito utiliza esses objetos para colocar seus ovos”, alertou Janice Estrela.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.