Projetos de infraestrutura para a Bahia foram apresentados na FIEB

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Os principais projetos de infraestrutura para a Bahia foram apresentados nesta quinta-feira (07/01/2010), pelo secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, aos membros do Conselho de Desenvolvimento Empresarial Estratégico (CODE), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O grupo, formado por 21 empresários, apóia o desenvolvimento de ações que criem no Estado um ambiente saudável para os investimentos. Pinheiro falou sobre as principais obras de integração do Estado, como a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul e as rodovias estaduais, além da ponte Salvador – Itaparica.

Segundo o secretário, a ferrovia vai sair de Figueiropólis, no estado do Tocantins, até Ilhéus (BA), percorrer, ao todo, 1,5 mil quilômetros e atravessar 49 municípios baianos. “A ferrovia vai estar integrada ao Porto Sul, em Ilhéus, que também terá um novo aeroporto internacional e se tornará uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE)”, relatou Pinheiro. As ZPEs são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados, com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção ao mercado externo.

O titular do Planejamento citou ainda a formação de consórcios públicos para a gestão de novos frigoríficos e aterros sanitários. Na avaliação do secretário, as vantagens da implantação dos consórcios são a ampliação da eficácia das políticas públicas, a redução dos custos e a otimização dos investimentos. “A implantação dos consórcios constitui caminhos de gestão não só no campo municipal, mas também regional. Ela representa uma melhora do processo de gestão, estabelece parâmetros de sustentabilidade, amplia o horizonte dos serviços e viabiliza o que é inexeqüível para um pequeno município”, destacou Pinheiro.

*Com informações de Assessoria de Comunicação da Seplan

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120629 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.