Projeto prevê regionalização do SAMU de Feira de Santana

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência.

O projeto que prevê a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana vai beneficiar a população de 28 municípios circunvizinhos. O projeto está sendo analisado por uma comissão do Governo do Estado, para em seguida ser encaminhado ao Ministério da Saúde.

Para que o atendimento móvel chegue a 28 pequenos municípios da microrregional de Feira de Santana, o SAMU deverá passar por um crescimento dentro da política de urgência e emergência, com a ampliação do número de unidades móveis, de equipes de funcionários e ampliação da sede.

A regionalização do SAMU é implantada pelo Ministério da Saúde, identificando, nos estados, bases que possam funcionar como pólos, sendo referência de atendimento para os municípios vizinhos.

De acordo com a coordenadora do SAMU, Maísa Macedo, a regionalização atende o princípio da universalidade de acesso e será bem vinda porque vai permitir que mais vidas sejam salvas.

“Ao agregar outras cidades, estamos considerando a necessidade de qualificar o atendimento de urgência e emergência. É uma forma de fortalecer o acesso da população de pequenos municípios a atendimentos importantes, que podem fazer toda a diferença”, destaca.

Maísa Macedo ressalta que alguns fatores são analisados para que o projeto de regionalização seja aprovado. “São levados em consideração, por exemplo, a classificação de risco da microrregião, o perfil epidemiológico e o tipo de gestão empregada”, disse.

Se for aprovada a regionalização, o SAMU vai ganhar mais três unidades de atendimento móvel, duas de suporte básico e uma de suporte avançado, dotada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, as equipes trabalham com seis ambulâncias, cinco de suporte básico e uma de suporte avançado, com UTI. O parecer final da análise do projeto de regionalização ainda não tem data definida para acontecer.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112763 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]