Pesquisador apoiado pela FAPESB recebe prêmio da ABIQUIM

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O analista de tecnologia de processo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI), Rogério da Conceição Rodrigues, foi o vencedor do Prêmio Abiquim de Tecnologia, na categoria pesquisador, com o trabalho Processo de purificação e transformação da glicerina loura em produtos de maior valor agregado. O trabalho teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), por meio do edital de Sistemas Locais de Inovação.

O trabalho, premiado no início do mês pela Associação Brasileira das Indústrias Químicas (ABIQUIM), também foi um dos finalistas da segunda edição do Concurso Ideias Inovadoras, prêmio entregue pela fundação em novembro passado, e conta com o suporte em propriedade intelectual do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do SENAI-BA.

“Os recursos investidos pela FAPESB em ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação são muito importantes para que a Bahia seja uma provedora de soluções inovadoras na área de co-produtos do biodiesel”, comenta Rodrigues.

O pesquisador, juntamente com o colega Alexandre Machado, gerou um processo em escala industrial para purificar a glicerina proveniente dos processos de produção do biodiesel, um rejeito que tem grande impacto ambiental. O processo foi desenvolvido em parceria com a Companhia Petroquímica do Nordeste, que pretende, no segundo semestre de 2010, purificar e comercializar glicerina com alto grau de pureza para uso, inclusive, em fármacos e cosméticos.

Além do processo de purificação, já com pedido de patente, a pesquisa de Rodrigues e Machado permitiu o desenvolvimento de novas rotas sintéticas alternativas que transformam a glicerina purificada em produtos de maior valor agregado.

Concorreram ao Prêmio ABIQUIM trabalhos de pesquisadores que desenvolvem projetos com potencial de aplicação industrial, produtos ou serviços. Nessa categoria, são consideradas a formação acadêmica, a área de atuação e o potencial de aplicação dos resultados dos projetos.

Outros vencedores

A Rhodia foi a vencedora do Prêmio ABIQUIM de Tecnologia na categoria empresa, com o projeto Desenvolvimento do fio Emana. As empresas Innova e Quattor receberam menção honrosa pelos trabalhos apresentados. Na categoria Empresa Nascente, a vencedora foi a Verti Ecotecnologias, com o trabalho Novas rotas para a transformação da glicerina, rejeito do biodiesel, em produtos para aplicação tecnológica e de valor agregado

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112722 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]