Os presidentes latino-americanos versus a mídia em 2010

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Não esperem que as relações entre Hugo Chávez e a imprensa dos Estados Unidos melhorem em 2010. O governo da Venezuela declarou, há algum tempo, uma guerra contra o “terrorismo midiático”, sua expressão para identificar organizações de imprensa que criticam seu governo, dentro ou fora de seu país. Recentemente, Chávez brigou com a revista americana Newsweek por causa das previsões da publicação para 2010: ele daria outro Chávez enfrentaria un nuevo golpe e seu mentor, Fidel Castro, morreria este anoem Cuba.

“Eles se alimentam do ódio e do desejo de imperialismo que eles representam – muito dinheiro, grandes jornais, grandes redes de TV da burguesia global”, disse Chávez sobre a Newsweek. As informações são da Reuters.

Rory Carroll, do jornal The Guardian, explica que a Venezuela é um dos muitos países sul-americanos onde os governos declararam a imprensa como um obstáculo político.
Em relação à Cuba, a Newsweek diz que “(Fidel) Castro morre e que relações com os EUA melhoram”, nas suas 10 previsões para o mundo em 2010.

Fidel Castro, aos 83 anos, apareceu recentemente em três sites da Nicarágua numa cadeira de rodas. Essas podem ter sido as primeiras imagens do líder cubano desde que se submeteu a uma cirurgia de emergência em 2006, conta Juan Tamayo, do El Nuevo Herald.

A autenticidade das fotos não foi confirmada, mas as imagens no El 19, La Voz del Sandinismo e no El Pueblo Presidente parecem ser reais. Elas mostram Fidel sentado na que está sendo chamada de “companheira cadeira de rodas”, durante a visita do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em abril e dezembro.

*Com informações do Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115090 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.