Mais 2 milhões de desempregados na América Latina em 2009, diz OIT

Estudo da agência da ONU revela que 2009 será lembrado como o ano da crise econômica com grande impacto no mercado de trabalho. Taxa de desemprego urbano regional subiu para 8,4% no ano passado.
Esta edição do Panorama do Trabalho 2009 é especial porque aborda o cenário complexo da crise internacional e seus efeitos sobre o emprego em nossa região e, ao mesmo tempo, contém algumas estimativas do que pode acontecer este ano no mercado de trabalho. Estudo da agência da ONU revela que 2009 será lembrado como o ano da crise econômica com grande impacto no mercado de trabalho. Taxa de desemprego urbano regional subiu para 8,4% no ano passado.

Mais de dois milhões de pessoas perderam o emprego na América Latina e no Caribe no ano passado, segundo relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho, OIT.

O estudo ‘Panorama Laboral 2009’ mostra que já são mais de 18 milhões de desempregados na região.

Impacto

Segundo o diretor da OIT para a América Latina e o Caribe, Jean Maninat, 2009 será lembrado como o ano da crise econômica, com grande impacto no mercado de trabalho.

Maninat afirma que o cenário pôs fim a um ciclo positivo de cinco anos de bom desempenho, quando houve redução na taxa de desemprego urbano regional de 11,4% em 2002 para 7,5% em 2008. O índice subiu para 8,4% no ano passado.

A especialista da Organização Internacional do Trabalho, Janine Berg, disse à Rádio ONU, de Brasília, que o impacto foi menor no Brasil.

“É o único país na região no qual a taxa de desemprego já voltou ao patamar que estava antes da chegada da crise e também mostra que o forte crescimento econômico do Brasil vai ajudar a recuperação da região”, afirmou.

Déficit

A OIT afirma que o déficit de trabalho decente na região aumentou como consequência da crise e será um desafio remontar o futuro imediato para o setor.

O relatório da agência da ONU prevê leve redução na taxa de desemprego na América Latina e no Caribe em 2010. O índice deve ficar em 8,2%.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112673 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]