Confira a coluna de Antônio Larangeira de 04 de janeiro de 2010

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

O Reitor e  Euclides da Cunha

Um trabalho do reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana  José Carlos Barreto de Santana integra a fortuna crítica de Euclides da Cunha. A produção foi incluída na nova edição da obra completa do escritor no centenário sua morte, publicada este ano pela Editora Nova Aguiar no Rio de Janeiro. A atual edição organizada por Paulo Roberto Pereira, professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal Fluminense, zerou a fortuna crítica da primeira compilação de Euclides em 1966, organizada por Afrânio Coutinho. Estão reunidos os principais ensaístas e escritores em atividade, entre eles José Carlos Barreto de Santana. Esta edição traz diferentes aspectos da obra euclidiana surgidos nas últimas décadas, além de material inédito ou pouco conhecido do escritor não divulgado na edição anterior. Também oferece ao leitor um amplo panorama crítico do tratamento dispensado à obra de Euclides da Cunha na segunda metade do século 20 e na primeira década do século 21. Com o título Ciência e Arte: Aspectos da Construção do Discurso Científico em Os Sertões, o reitor José Carlos Barreto fala sobre a utilização por Euclides da Cunha dos conhecimentos das ciências naturais para a construção do consócio entre a ciência e a arte.

Não gostou do clima

Retornou de  Copenhague, onde 190 países discutiram a situação do clima no mundo (COP-15), o deputado federal Colbert Martins Filho. Nas suas primeiras declarações, afirmou  estar frustrado com o resultado do encontro e considerou  a China e os Estados Unidos como inimigos do clima no mundo. O parlamentar deixou claro de que o fato de não se estabelecer metas na desaceleração da emissão de gás carbônico, levou a COP-15 ao fracasso e atribuiu a EUA e a China, além dos principais paises europeus a responsabilidade pela pouca definição do encontro. O deputado Colbert Martins não gostou do clima…

Ações com êxito

O Grupo Executivo para Captação de Recursos e Atração de Investimentos, criado pelo prefeito Tarcizio Pimenta no inicio do seu mandato,  que atua sob a coordenação do vice prefeito  Paulo Aquino e formado pelos secretários Carlos Brito (Planejamento), Walter Wagner (Fazenda), Artur Andrade (Desenvolvimento Econômico), e Geraldo Sampaio (Governo) esteve reunido para uma avaliação durante o ano que está  passando. Todos seus integrantes gostaram das ações e o prefeito mais ainda, pois as estratégias foram postas em pratica e com êxito.

Medalha

O professor e escritor Aleilton Fonseca, do Departamento de Letras e Artes da Uefs, recebeu, esta semana, a Medalha Euclides da Cunha, outorgada pela Academia Brasileira de Letras (ABL). A honraria foi concedida a diversos intelectuais que se destacaram em 2009, através de livros e conferências, nas comemorações do centenário de morte do autor do livro Os Sertões. Aleilton Fonseca publicou este ano o romance O Pêndulo de Euclides, com repercussão na imprensa e nos meios literários. Representando a Uefs, Aleilton participou de vários eventos culturais, lançando a obra e fazendo conferências sobre o tema, em várias cidades do país. Esteve presente em livrarias, universidades e instituições como Pen Clube do Brasil, Academia de Letras da Bahia (ALB), Fórum das Letras de Ouro Preto, Bienal do Livro do Recife, nas Universidades Federais do Rio de Janeiro, de Ouro Preto, e de Juiz de Fora, na Uesc, e também nos campi da Uneb, em Teixeira de Freitas, Euclides da Cunha, Coité e Barreiras.

Di Cavalcanti

O grupo L.Marquezzo Construções e Empreendimentos, tendo à frente Lula Marques e seus filhos Rogério,  Ricardo  e Marques Neto entregaram com um concorrido coquetel terça feira à noite, o Residencial Di Cavalcanti, no bairro Santa Mônica II. Mais um projeto transformado realidade por aqueles empresarios.

Virada

Roberto Serva Gomez recebe quinta feira à noite, amigos no seu apê na Barra, em Salvador, para uma ceia de virada do ano.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Tribuna da Bahia

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Notícias da Bahia. Com. Br

Sobre Antonio José Larangeira 3141 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]