Confira a coluna de Antônio Larangeira de 07 de janeiro de 2010

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Antonio José Larangeira, Batatinha, Cid Daltro e Carlos Augusto.
Edição 2010 da Feijoada de Antônio José Larangeiras promete reunir políticos, intelectuais, empresários e jornalistas em festa. Na imagem, Antonio José Larangeira, Batatinha, Cid Daltro e Carlos Augusto.

O governo e o leite

Elevar os níveis de produção e produtividade do rebanho leiteiro da Bahia, com ênfase na agricultura familiar. Esta é a meta da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária , através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), que vem construindo, com os agricultores familiares baianos, inseridos na cadeia produtiva do leite, estratégias para validação de tecnologias de baixo custo e eficiência comprovada. O secretário Roberto Muniz analisa que a produção do leite precisa ser competitiva, com resultados satisfatórios para os produtores, colocando no mercado produtos de qualidade e com sanidade. Segundo ele , esses são alguns dos objetivos da Câmara Setorial do Leite, criada recentemente para debater e encontrar as soluções para o setor.

A Bahia tem o terceiro rebanho leiteiro do país, mas é o sétimo em produção, por causa da baixa produtividade dos animais. Para o secretário Roberto Muniz, este é um grande desafio a ser vencido, o que passa pela melhoria genética do rebanho, oferta de mais alimentos para o gado, e estabilização do preço do leite. Entre as ações desenvolvidas destaca-se a de melhoramento genético de raças bovinas leiteiras, como a Gir, de linhagem leiteira, trabalhada pela EBDA na Estação Experimental do Paraguaçu, em Itaberaba; a Girolando, desenvolvida na Estação Experimental de Aramari, em Aramari, e a Guzerá, na Estação Experimental Cruzeiro do Mocó, em Feira de Santana.

De acordo com o IBGE, em 2006, a Bahia contava com 118,39 mil produtores de leite e o atual rebanho estadual é constituído por mais de 11 milhões de bovinos, e em relação ao número de vacas ordenhadas – 1,77 milhão de cabeças -, a Bahia ocupa o terceiro lugar, perdendo apenas para Minas Gerais e Goiás.

Data

Misael Tavares pelo seu aniversário,será homenageado com um jantar dia 28 de janeiro, na badalada Pizzaria Piola, no Rio Vermelho,Salvador,organizado pelos amigos Zulnara Bartilotti,Solange Lins de Albuquerque,Sonia Mariza Reis, Regina Zobiak,Dila Tavares, Silvinha Najar Duro,Lourdinha Gantois Pereira,Paulo Vaz Sampaio,César Romero e Eraldo Moura Costa, será uma noite de confraternização entre amigos.

Formatura

A consultora Vitória Souto está às voltas com uma série de atividades muito prazerosas. Além de fazer um balanço das metas alcançadas em 2009, a empresária tem um motivo ainda mais especial para comemorar: sua filha, Thaynã Souto, se forma em medicina pela Universidade Federal da Bahia, hoje, em SSA, com colação de grau da turma, na Unique Eventos e a festa de formatura, no dia 15 de janeiro, no Cerimonial Maison Berton, em Piatã.

Reveillon no Catussaba

Foi espetacular o réveillon no Catussaba Resort, que reuniu muita gente da melhor sociedade de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, tendo como atrações musicais a Orquestra do Maestro Fred Dantas e a Banda Mambolada. Na oportunidade foi servido o melhor escocês legitimo e honesto, pro seco e vinho durante toda a noite e madrugada da virada do ano, sem se falar do show pirotécnico bastante aplaudido pela quase três mil pessoas lá presentes. Entre os que estavam com seus familiares brindando anotamos: a presidente do grupo Catussaba d. Mariah Fonseca e seus filhos Marcos, Dilson e Darkson que estavam acompanhados de suas esposas e filhos; secretário de Turismo Domingos Leonelli e Sra., Silvoney Sales e Sra., superintendente da Caixa Econômica Federal Aristóteles Junior e Sra.,jornalista Edmundo Lemos, Cassiano Filho e Sra., colunista Ailton Pitombo, Sra. Neilsa Menezes e mais e mais.

Feijoada do Larangeira

Definido para o dia 10 de abril na mansão do pecuarista Wilson Paes Cardoso, a 18ª. Feijoada do Larangeira, que reunirá as sociedades de Salvador e Feira de Santana, no evento dos mais concorridos e marcados pela fé e animação. Este ano teremos muitas novidades tanto no mundo musical como atrações outras nunca ocorridas anteriormente. Detalhes adiante…

Antonio José Larangeira, Batatinha, Cid Daltro e Carlos Augusto.
Edição 2010 da Feijoada de Antônio José Larangeiras promete reunir políticos, intelectuais, empresários e jornalistas em festa. Na imagem, Antonio José Larangeira, Batatinha, Cid Daltro e Carlos Augusto.
Sobre Antonio José Larangeira 3154 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]