Ministério da Integração envia assistência humanitária para o Haiti

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Cerca de 40 toneladas de alimentos foram disponibilizadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) para ajuda humanitária ao Haiti. Vinculada ao Ministério da Integração Nacional, a Sedec participa do Gabinete de Crise do Haiti, coordenado pela Segurança Institucional da Presidência da República e ficou responsável por coordenar a coleta de suprimentos para o envio às vítimas do terremoto.

“Este é o momento de levarmos a nossa solidariedade aos que sofrem com essa grande tragédia. A orientação do presidente Lula é no sentido de fazermos o possível para contribuir para amenizar a dor dessas milhares de pessoas”, disse o ministro Geddel Vieira Lima.

A Sedec mobilizou as coordenadorias estaduais do Sistema Nacional de Defesa Civil, que estão cadastrando os recursos disponíveis para apoio à população haitiana. Os itens identificados como prioritários são alimentos de pronto consumo (enlatados e engarrafados) e água engarrafada. Eles devem ser embalados em caixas identificadas com prazo de validade e de preferência paletizadas (com base de madeira).

Os alimentos arrecadados estão sendo enviados para o Depósito de Suprimentos do Exército, no Rio de Janeiro, onde são armazenados para o embarque em aviões da Força Aérea Brasileira.

Além da coleta de alimentos, a Secretaria Nacional de Defesa Civil coordenou a ida de bombeiros com cães farejadores para ajudar no resgate das vítimas soterradas em meio aos escombros das edificações que vieram a baixo com o terremoto. No total, 50 homens, especializados em resgates de vítimas soterradas e oito cães, foram enviados.

Os interessados em fazer doações às vítimas do Haiti, devem entrar em contato com as coordenadorias da Defesa Civil em seus estados, cujos telefones estão no sitewww.defesacivil.gov.br.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113790 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]