Jornalista da Globo José Raimundo é homenageado em Feira de Santana pela ABI e Sindicato dos Radialistas

Carlos Augusto, diretor do JGB; José Raimundo e o seu filho Ian Carneiro.
Carlos Augusto, diretor do JGB; José Raimundo e o seu filho Ian Carneiro.
Carlos Augusto, diretor do JGB; José Raimundo e o seu filho Ian Carneiro.
Carlos Augusto, diretor do JGB; José Raimundo e o seu filho Ian Carneiro.

Estiveram reunidos na noite de ontem (15/01/2010), no Teatro da CDL em Feira de Santana, diversas personalidades: políticos, comunicadores, empresários e populares com o objetivo de homenagear o Jornalista da Globo, José Raimundo Carneiro de Oliveira com o título Personalidade da Comunicação 2009. A premiação está em sua primeira edição e foi criada por Jair Cezarinho representante da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Seccional Norte e Nordeste e por Valter Vieira, presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana (SITRERT).

O homenageado iniciou sua carreira como locutor de carro de som em Riachão do Jacuípe, mudou-se para Feira de Santana, onde, a convite do seu tio Albertino Carneiro, apresentou na rádio Sociedade de Feira de Santana programas com o objetivo de divulgar as ações do MOC (Movimento de Organização Comunitária), entidade fundada e presidida por Albertino.

Durante a sua fala, José Raimundo, destacou o importante e decisivo papel que seu tio teve em sua vida, falou da alegria em retornar a Feira de Santana, “nasci em Riachão, mas considero Feira a minha cidade, é como ter um pai biológico e outro adotivo”. Ele seguiu falando da motivação em ser profissional de imprensa, “o que me estimulou foi uma paixão, uma vontade de falar no rádio, então as coisas aconteceram”.

Ele alertou aos que trabalham na área de comunicação que o principal papel de um profissional de imprensa é dar voz aos excluídos, “temos de levar à mensagem das comunidades e das pessoas que necessitam de ajudam para que a sociedade seja sensibilizada e aquela dura e difícil realidade seja transformada”.

Detalhes

Fizeram parte da mesa: o homenageado e sua esposa Márcia Carneiro. José Jorge Randam, presidente da ABI. O secretário de Comunicação Social, Edson Borges, o jornalista Carlos Libório, da Rede Bahia; deputado federal, Jairo Carneiro; Jair Cezarinho, Valter Vieira, Carlos Geilson e Dimas Oliveira.

José Raimundo também foi homenageado com uma placa que dizia: O reconhecimento de Feira de Santana ao talento construído com ética e determinação é exemplo para a sociedade. O prefeito Tarcízio Pimenta, reconhece em nome dos feirenses as qualidades do jornalista. Ausente ao evento, a placa foi entregue pelo secretário Edson Borges.

Edson emocionou-se ao falar da trajetória profissional e do caráter do colega José Raimundo, lágrimas rolaram a face. Brincou dizendo que quando José foi para a Globo Recife, houve um pequeno estremecimento com Francisco José, “um grande jornalista, mas logo Zé Raimundo falou: sou da Bahia, sou da paz”. Risos e aplausos se seguiram à fala de Borges.

José Raimundo dirigiu-se ao público e falou das presenças do filho Ian Carneiro e do irmão José Anchieta Carneiro, além dos demais parentes. Iniciando o seu discurso, brincou: “estou lembrando de uma frase de Pedro Bial, que ele cita quando vive momentos como este. É que sou tímido ao falar em público. Também só estou acostumado a falar para multidões de 30 milhões ou mais”, levando o público a aplaudi-lo.

Justa homenagem

O jornalista homenageado, José Raimundo, é um exemplo de profissional e cidadão, alguém que inspira outras pessoas com a sua trajetória de vida e trabalho. É bom ter um nordestino de Riachão do Jacuípe e feirense por adoção, trabalhando em um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, a Rede Globo. E o melhor, falando dos valores e pessoas de nosso amado Nordeste Brasileiro. Parabéns Zé Raimundo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]