Jornada Pedagógica vai reunir cerca de 50 mil professores

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Cerca de 50 mil professores da rede estadual de ensino participam de 4 a 10 de fevereiro de 2010 da Jornada Pedagógica 2010. Mais do que planejar o ano letivo, a jornada é um espaço democrático de reflexão sobre a prática pedagógica e de troca de experiências. Este ano, o tema central é Organização do trabalho pedagógico: os educadores e suas práticas, tendo como foco dois aspectos: o currículo e a articulação docente como componente do ordenamento curricular.

Na primeira etapa, que ocorre nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Jornada vai acontecer simultaneamente nas 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). No total, serão mais de 120 polos (local de encontro) distribuídos na capital e interior, envolvendo todas as 1.640 escolas da rede. Já nos dias 8, 9 e 10, a Jornada acontecerá nas próprias unidades escolares.

“A escola que não se planeja dificulta as aprendizagens dos estudantes porque não tem muita segurança para a escolha dos materiais didáticos, da articulação entre professores e os componentes curriculares, além de não se dar conta que os componentes curriculares têm efeito social na vida dos estudantes”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Nildon Pitombo.

Boas práticas – Outro destaque na Jornada é a valorização das boas práticas curriculares da rede estadual da educação, como por exemplo, o Projeto de Ressignificação da Dependência. Ou seja, prática que consiste em oferecer, em outro turno, a disciplina em que o estudante foi reprovado, para propiciar a reaprendizagem.

“Essa tem sido uma experiência de muito sucesso e que tem contribuído para reduzir a reprovação e aumentar a permanência do estudante no ambiente escolar”, informa Nildon Pitombo, acrescentando ainda que a prática já ocorre em 30% das escolas da rede e que a meta da Secretaria da Educação é de que, nos próximos dois anos, já esteja presente em 70% da totalidade.

A Jornada também abre espaço para que as próprias escolas avaliem como vão se organizar para trabalhar com os cinco eixos temáticos do currículo diversificado, que passa a ter como foco a base nacional comum.

Para o diretor do Colégio Estadual Democrático Jutahy Magalhães, de Itaparica, Rafael Smith, a Jornada Pedagógica é fundamental. “É ela que vai nortear, apontar a direção que a educação baiana vai seguir em 2010. As expectativas são as melhores possíveis, o maior sonho de todo professor é ver a educação melhor, o que a gente espera é que as normatizações e diretrizes que estão sendo acordadas possam ser cumpridas in loco, lá no chão da escola”.

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