INSS publica edital para contratação de peritos médicos

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Foi publicado nesta quinta-feira (14/01/2010), no Diário Oficial da União, edital para a realização de concurso público para a contratação de peritos médicos previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estão sendo oferecidas 500 vagas, 5% das quais reservadas a pessoas com deficiência. As inscrições ficam abertas de 16 a 31 de janeiro e as provas devem ser realizadas em 7 de março.

Os novos peritos irão reforçar o atendimento nas Agências da Previdência Social (APS), substituindo os profissionais que se aposentaram. Os peritos contratados também irão trabalhar nas novas unidades previstas no Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX).

Para fazer a inscrição é preciso acessar a página na internet do Cespe/UnB, organizadora do concurso – das 10 horas do dia 16 às 23 horas e 59 minutos do dia 31 deste mês. Para quem não tiver acesso à internet, o Cespe irá disponibilizar postos de inscrição com computadores.

As provas serão realizadas em todas as capitais do país, na data provável de 07 de março. Serão duas provas – conhecimentos básicos e específicos – com duração de 3 horas e 30 minutos. Data, horário e locais de provas serão divulgados posteriormente na página do Cespe e no Diário Oficial da União.

Além deste concurso, o governo encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei solicitando a criação de 500 cargos efetivos de perito médico. O objetivo é adequar a estrutura do INSS para a criação das 720 novas unidades de atendimento do PEX. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família e, atualmente, tramita na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Social.

Atualmente, o quadro de perito médico previdenciário do INSS é composto por 5.152 profissionais que trabalham na concessão e renovação de benefícios nas 1.123 APS fixas espalhadas pelos 965 municípios brasileiros. A remuneração inicial do perito médico previdenciário é de R$ 4.149,89, por 40 horas semanais.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106882 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]