Governo apresenta planejamento para 2010 na área de educação na Bahia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Durante evento realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), nesta terça-feira (19/01/2010), a Secretaria da Educação (SEC) apresentou as diretrizes para o Planejamento Institucional de 2010. Transmitido por videoconferência para 32 Diretorias Regionais de Educação do Estado (Direc’s), a apresentação contou com a participação do governador Jaques Wagner, do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e demais secretários de Estado, além dos gestores que compõe a secretaria.

Segundo o secretário Osvaldo Barreto, as aulas iniciam no dia 22 de fevereiro e desde outubro estão sendo tomadas providências estruturantes para o início das aulas e o planejamento para 2010, explicou.

Barreto disse ainda que o foco da secretaria é a escola, com o tema Todos pela Escola, e destacou algumas ações estabelecidas pelo Planejamento, entre elas, a enturmação, a municipalização do ensino, a fusão de escolas e a expansão da rede física educacional.

Outros destaques são o projeto pedagógico da educação básica, que evidencia a tecnologia e centros de ciência e cultura, a educação profissional, com a abertura de mais de 10 mil novas vagas, o Topa, como o maior programa de alfabetização do país, e o ProJovem, que garante a qualidade do ensino profissional e oportunidades no mercado de trabalho.

Além disso, o secretário também citou as ações estruturantes, como a criação de uma subsecretaria, de uma coordenação de atos e contratos, de um núcleo de monitoramento das escolas, além da implantação do SAC Educação, em parceria com a Secretaria da Administração, e o Projeto Saúde do Professor.

De acordo com a coordenadora do Topa, Eleni Alves, o maior desafio do programa é não só levar alfabetização à população baiana, mas fazer com que essas pessoas continuem estudando. “A mobilização da sociedade civil é muito importante, os movimentos sociais são essenciais nessa luta, além da parceria dos municípios”, afirmou.

Pensar Bahia

Após a abertura do evento, demais secretários de estado participaram de uma mesa redonda com o tema Pensar a Bahia: Construindo o nosso futuro, presidida pelo secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. Ele destacou que a Bahia já experimenta uma nova realidade, onde as políticas públicas em prol da educação avançam em todas as regiões.

“Durante muitos anos, o desenvolvimento só ocorria na região metropolitana de Salvador, o que ocasionou o deslocamento de parte da população do interior para a capital nas piores condições”, citou Pinheiro.

O secretário apresentou informações disponibilizadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE), que apontam avanços nos principais indicadores relacionados às condições de vida da população, a exemplo de mercado de trabalho, renda, bens de consumo, internet, educação e condições de moradia.

O governador Jaques Wagner destacou as principais iniciativas da SEC nos últimos três anos, como o Topa, o ensino profissional, o aumento do transporte escolar em parceria com as prefeituras, os investimentos nas universidades estaduais e o trabalho de formação de professores.

“Eu me orgulho muito da caminhada desses três anos e podemos destacar alguns aspectos do sucesso de muitos desses programas, como o comprometimento de quem está a frente de todos eles”, declarou Wagner.

O encontro de gestores da educação voltará a acontecer na próxima sexta-feira e sábado (22 e 23), na Escola Parque, para a continuação da apresentação das diretrizes do Planejamento Institucional da secretaria para 2010.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120697 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.