Governador Jaques Wagner visita Itanagra e Alagoinhas nesta segunda e entrega obras e serviços à população

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O governador Jaques Wagner começa a semana com o pé na estrada para entrega de obras e serviços no interior do estado. Na segunda-feira(18/01/2010), Wagner visita as cidades de Itanagra e Alagoinhas, que ficam no território de identidade Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte.

Em Itanagra, a partir das 14 horas, o governador entrega uma ambulância de suporte básico do Serviço Móvel de Urgência (Samu-192). A unidade móvel é equipada com suporte de soro, rede de oxigênio, aspirador, tensiômetro, glicosímetro, maleta de parto, pranchas curta e longa, talas para imobilização, colar cervical, colete imobilizador, bandagem e medicações. A equipe é formada por um técnico em enfermagem e um condutor. O município de Itanagra integra a Central Regional do Samu em Camaçari.

Já em Alagoinhas, por volta das 16 horas, Wagner inaugura o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e assina autorizações para duplicação da pista de acesso à cidade e cessão de tubulação para implantação de sistema de abastecimento de água na zona rural. A cidade também está sendo beneficiada com a implantação do Programa de Internação Domiciliar, que funcionará no Hospital Dantas Bião, além de novos aparelhos de raios X e ultrassonografia à unidade hospitalar.

Fique por dentro

ITANAGRA: com extensão territorial de 452 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 6.841 habitantes. A cidade foi emancipada em 1962 e atualmente a prefeitura é comandada por Percídio dos Santos. A produção de eucalipto e a criação de bovinos são as principais atividades econômicas do município.

ALAGOINHAS: Com uma população estimada de 137.202 habitantes e extensão territorial de 734 km², tem como principais atividades econômicas a agricultura temporária (mandioca) e permanente (laranja), além da pecuária (aves).

CEREST: tem como objetivo melhorar a atenção à saúde dos trabalhadores e a vigilância dos ambientes e processos de trabalho, evitando assim acidentes e doenças ocupacionais nos 33 municípios de sua área de abrangência. No Centro serão desenvolvidas ações de assistência em Saúde do Trabalhador, diagnóstico e manejo de doenças ocupacionais, organização da rede de atenção em sua área de atuação, vigilância de ambientes e processos de trabalho, ações de educação em Saúde do Trabalhador, prevenção de acidentes e doenças do trabalho, entre outras. Trabalhadores em qualquer tipo de ocupação serão atendidos: formais, informais, funcionários públicos, trabalhadores urbanos, rurais, desempregados com suspeita ou doença ocupacional.

INTERNAÇÃO DOMICILIAR: disponibiliza para a população ações de saúde prestadas no domicílio e já começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (18). Pioneiro no país, o serviço é destinado ao paciente cujo quadro clínico exija cuidados e tecnologias acima dos oferecidos pela modalidade ambulatorial, mas que possam ser mantidos em casa, por equipe de saúde específica para este fim. Os objetivos são evitar a hospitalização, reduzir taxas de re-internações, minimizar riscos de infecção hospitalar e humanizar o atendimento realizado por equipe interdisciplinar na residência. Lançada em outubro de 2008, a iniciativa já foi implantada em 11 hospitais, nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Barreiras, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus e Juazeiro.

BENEFICIADOS: preferencialmente maiores de 60 anos, portadores de doenças crônico-degenerativas agudas; de patologias que necessitem de cuidados paliativos e portadores de incapacidade funcional, provisória ou permanente, com exceção daqueles que precisem de ventilação mecânica, de enfermagem intensiva, que não tenham cuidador contínuo identificado, em uso de medicação complexa com efeitos colaterais potencialmente graves ou de difícil administração.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113537 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]