Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 14 de janeiro de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Feijoada do Larangeira, 10 de abril

Começaram os preparativos para a realização dia 10 de abril da 18ª.Feijoada do Larangeira, que mais uma vez será na mansão do pecuarista e prefeito de Andarai Wilson Paes Cardoso, em Feira de Santana. Este evento que se realiza anualmente sob as bênçãos do Senhor, terá várias novidades este ano que deverei contar nas próximas colunas.

 Arrecadação municipal

A arrecadação própria do município cresceu em 2009, com o IPTU tendo um aumento de arrecadação de 5,9%, que significa um crescimento real de 2%, descontada a inflação do período. O ISS, que sofreu uma influência maior da crise econômica, teve um crescimento nominal de 1%, porque as indústrias e empresas prestadoras de serviços tiveram uma redução na contratação de serviços.Tudo isto é o trabalho do secretário  Wagner Gonçalves, ao anunciar a possibilidade de implantação da nota fiscal eletrônica para o ISS, o que fará com que se tenha um controle maior sobre esta arrecadação. Já em relação às transferências do Governo Federal, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi praticamente igual a 2008.

De acordo com o secretário, Feira de Santana tem na composição de sua receita total quase 70% de transferências constitucionais (FPM, verbas da saúde e da educação). Pelo menos uma coisa é certa: em 2010 a Secretaria da Fazenda continuará o seu trabalho de cobrança de impostos, de arrecadação, de controle do gasto público. “Podemos esperar um ano melhor do que 2009, porque estaremos saindo de um ano de crise e já temos um experiência”, previu Wagner Gonçalves, ao falar dos planos para este ano. Ele disse que “os erros cometidos têm que ser revistos e servirem de base para que possamos aperfeiçoar a forma de administrar”.

O secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e especialista em Gestão Fazendária pela Unifacs. Ingressou na Secretaria da Fazenda do Estado aos 22 anos, como auditor fiscal, e logo após assumiu a função de supervisor na Inspetoria de Feira de Santana, função que exerceu também em uma empresa de grande porte. Foi diretor regional da Secretaria da Fazenda, em uma circunscrição de mais de 240 municípios e uma área de abrangência correspondente a 42% do Estado, com uma arrecadação que significava mais de um terço da Bahia na época.

Personalidade

Em  solenidade que será realizada às 20  horas de hoje, na Câmara de Dirigentes Lojistas, a Associação Bahiana de Imprensa e o Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana homenageará  o jornalista da Rede Globo de Televisão Jose Raimundo Carneiro de Oliveira, com a láurea de Personalidade da Comunicação 2009, pelos serviços profissionais prestados à comunicação nacional.

Muito obrigado

Gostaria de agradecer as mensagens carinhosas das mais diversas figuras da sociedade baiana, enviada à este jornalista pela passagem da data aniversária. O nosso muto obrigado ao governador  Jaques Wagner, deputados federais Colbert Martins e Sergio Carneiro, prefeito de Salvador João Henrique Carneiro, presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Armando Sampaio, José da Costa Falcão, jornalistas  Geraldo Vilalva, Edmmundo Lemos, Nilza Barude e Ailton Pitombo, Ozana Barreto, Silvio Batalha, Nelson Jose de Carvalho, Jose Olympio Mascarenhas, Marcio Pires, Suca Baratz, Misael Tavares, Jorge Pinto, Eraldo Moura Costa, Maria Jose Silveira e mais e mais.

Centenário do Vesúvio

Completando 100 anos é tendo muitos “causus” para contar, assim é o Bar Vesúvio, localizado no município de Ilhéus (BA), cidade que foi cenário do romance Gabriela e de outras estórias do escritor baiano Jorge Amado que  acaba de comemorar um centenário de existência no  mês de dezembro. O local funciona como grande atração dos turistas que curiosos querem conhecer o ambiente que a faceira personagem de Gabriela servia os quibes sob olhares curiosos e desejosos dos coronéis da época.

O bar temático e literário – tombado no ano 2000 pela Prefeitura Municipal de Ilhéus como patrimônio Histórico – foi reproduzido em 1975 nos estúdios da TV Globo para a novela Gabriela, onde era cenário do romance entre Nacib (interpretado por Armando Bógus) e Gabriela (Sônia Braga). Na vida real, os principais coronéis do cacau da época se encontravam no Vesúvio “para um dedinho de prosa” e para fazer negócios.Reforçando as comemorações, um projeto cultural criado pelo diretor do Vesúvio, Guido Paternostro está sendo avaliado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura da Bahia.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Tribuna da Bahia

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Notícias da Bahia. Com. Br

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3317 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.