
Feijoada do Larangeira, 10 de abril
Começaram os preparativos para a realização dia 10 de abril da 18ª.Feijoada do Larangeira, que mais uma vez será na mansão do pecuarista e prefeito de Andarai Wilson Paes Cardoso, em Feira de Santana. Este evento que se realiza anualmente sob as bênçãos do Senhor, terá várias novidades este ano que deverei contar nas próximas colunas.
Arrecadação municipal
A arrecadação própria do município cresceu em 2009, com o IPTU tendo um aumento de arrecadação de 5,9%, que significa um crescimento real de 2%, descontada a inflação do período. O ISS, que sofreu uma influência maior da crise econômica, teve um crescimento nominal de 1%, porque as indústrias e empresas prestadoras de serviços tiveram uma redução na contratação de serviços.Tudo isto é o trabalho do secretário Wagner Gonçalves, ao anunciar a possibilidade de implantação da nota fiscal eletrônica para o ISS, o que fará com que se tenha um controle maior sobre esta arrecadação. Já em relação às transferências do Governo Federal, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi praticamente igual a 2008.
De acordo com o secretário, Feira de Santana tem na composição de sua receita total quase 70% de transferências constitucionais (FPM, verbas da saúde e da educação). Pelo menos uma coisa é certa: em 2010 a Secretaria da Fazenda continuará o seu trabalho de cobrança de impostos, de arrecadação, de controle do gasto público. “Podemos esperar um ano melhor do que 2009, porque estaremos saindo de um ano de crise e já temos um experiência”, previu Wagner Gonçalves, ao falar dos planos para este ano. Ele disse que “os erros cometidos têm que ser revistos e servirem de base para que possamos aperfeiçoar a forma de administrar”.
O secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e especialista em Gestão Fazendária pela Unifacs. Ingressou na Secretaria da Fazenda do Estado aos 22 anos, como auditor fiscal, e logo após assumiu a função de supervisor na Inspetoria de Feira de Santana, função que exerceu também em uma empresa de grande porte. Foi diretor regional da Secretaria da Fazenda, em uma circunscrição de mais de 240 municípios e uma área de abrangência correspondente a 42% do Estado, com uma arrecadação que significava mais de um terço da Bahia na época.
Personalidade
Em solenidade que será realizada às 20 horas de hoje, na Câmara de Dirigentes Lojistas, a Associação Bahiana de Imprensa e o Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana homenageará o jornalista da Rede Globo de Televisão Jose Raimundo Carneiro de Oliveira, com a láurea de Personalidade da Comunicação 2009, pelos serviços profissionais prestados à comunicação nacional.
Muito obrigado
Gostaria de agradecer as mensagens carinhosas das mais diversas figuras da sociedade baiana, enviada à este jornalista pela passagem da data aniversária. O nosso muto obrigado ao governador Jaques Wagner, deputados federais Colbert Martins e Sergio Carneiro, prefeito de Salvador João Henrique Carneiro, presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Armando Sampaio, José da Costa Falcão, jornalistas Geraldo Vilalva, Edmmundo Lemos, Nilza Barude e Ailton Pitombo, Ozana Barreto, Silvio Batalha, Nelson Jose de Carvalho, Jose Olympio Mascarenhas, Marcio Pires, Suca Baratz, Misael Tavares, Jorge Pinto, Eraldo Moura Costa, Maria Jose Silveira e mais e mais.
Centenário do Vesúvio
Completando 100 anos é tendo muitos “causus” para contar, assim é o Bar Vesúvio, localizado no município de Ilhéus (BA), cidade que foi cenário do romance Gabriela e de outras estórias do escritor baiano Jorge Amado que acaba de comemorar um centenário de existência no mês de dezembro. O local funciona como grande atração dos turistas que curiosos querem conhecer o ambiente que a faceira personagem de Gabriela servia os quibes sob olhares curiosos e desejosos dos coronéis da época.
O bar temático e literário – tombado no ano 2000 pela Prefeitura Municipal de Ilhéus como patrimônio Histórico – foi reproduzido em 1975 nos estúdios da TV Globo para a novela Gabriela, onde era cenário do romance entre Nacib (interpretado por Armando Bógus) e Gabriela (Sônia Braga). Na vida real, os principais coronéis do cacau da época se encontravam no Vesúvio “para um dedinho de prosa” e para fazer negócios.Reforçando as comemorações, um projeto cultural criado pelo diretor do Vesúvio, Guido Paternostro está sendo avaliado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura da Bahia.
Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:
Jornal Grande Bahia. Com. Br