Estado leva saúde, urbanização e água para Itapetinga

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os mais de 65 mil moradores do município de Itapetinga estão sendo beneficiados, nesta terça-feira (12/01/2010), no colégio José Octávio Curvelo, com o programa “Saúde em Movimento”, do Governo do Estado. A cidade é a primeira, este ano, a receber o programa que leva atendimento oftalmológico aos municípios baianos. Somente nos primeiros dias foram realizados mais de seis mil procedimentos e a expectativa é de que até o dia 22 deste mês de janeiro cerca de 30 mil pessoas sejam consultadas.

De acordo com o governador Jaques Wagner, a iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do povo baiano. “Estamos aqui com este programa garantindo às pessoas não somente o acesso a educação, mas também uma melhor qualidade de vida. Eles entram aqui sem enxergar direito e saem vendo tudo nitidamente. Com isso, podem aprender melhor durante as aulas do TOPA (Todos Pela Alfabetização). No ano passado foram realizados quase 100 mil atendimentos e ver estas pessoas saindo satisfeitas é a minha maior obra”, falou.

Dentre os beneficiados estão dez pessoas da família de dona Anelice Souza. Foram quatro sobrinhos, quatro irmãos, ela e o filho de seis anos que passaram pela cirurgia de catarata. Agora, após o procedimento cirúrgico, estão enxergando um mundo novo. “Eu já estava cega do olho esquerdo por conta da catarata. Meu filho de seis anos também tinha a doença e era ruim para mim ver meu filho assim. Mas, agora, graças a Deus está todo mundo bem”, falou.

O lavrador João Damasceno também operou. Vítima, há um ano e meio, da catarata, ele só sentiu a necessidade de tratar a doença depois que ingressou nas aulas do TOPA. “Eu não enxergo na sala de aula. As letras ficam embaralhadas e minha vista arde. Então eu percebi que precisava operar para continuar a aprender a ler e escrever”, declarou antes de fazer a operação.

Após cinco minutos, seu João saiu da sala de cirurgia vendo tudo a seu redor de outra forma. “Agora eu to enxergando tudo. Enxergo a enfermeira direito, as letras e na sala de aula vai ficar bem melhor”, comemorou.

A cirurgia de catarata é um dos serviços oferecidos pelo “Saúde em Movimento”, programa voltado preferencialmente aos alunos do TOPA. O mutirão itinerante conta com uma equipe de 70 médicos, que realizam consultas, exames e cirurgias gratuitas. Outro benefício oferecido é a doação de óculos a quem tem miopia. Dona Pedrina Souza é uma dessas pessoas e aproveitou a oportunidade para garantir logo seus óculos. “Eu escolhi esse óculos aqui, azulzinho, porque é mais bonito. Antes era ruim para enxergar agora eu vou ver tudo direitinho”, disse.

Moradores poderão continuar com tratamento oftalmológico

Embora o “Saúde em Movimento” permaneça em Itapetinga até o próximo dia 22, os moradores da região que estão cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) vão continuar recebendo o atendimento especializado no Centro Oftalmológico local, contratado pelo Governo do Estado. Os usuários do sistema também passam a ter atendimento garantido no Hospital Cristo Redentor, que começa a oferecer mais de 3,6 mil internações e 40 mil procedimentos ambulatoriais, por ano, nas especialidades de clínica cirúrgica, médica, obstétrica e pediátrica. Além disso, a unidade vai receber equipamentos para leitos de UTI, avaliados em R$ 650 mil. Os contratos firmados entre o Estado e os centros médicos representam um investimento de quase R$ 2,5 milhões.

Para o secretário de Saúde, Jorge Solla, as ações fazem parte de um conjunto que estão sendo desempenhadas em prol da melhoria do setor em todo o estado. “É uma forma de dar continuidade ao atendimento adequado da população de Itapetinga. Ampliamos a oferta de serviços no principal hospital da cidade, o Cristo Redentor e estamos assegurando o atendimento do centro de oftalmologia, garantindo o direito básico ao povo que é o da saúde”, afirmou.

Em Itapetinga ainda está sendo construída uma Unidade de Pronto Atendimento, com capacidade para atender 150 pessoas por dia.

Outras obras

Na cidade ainda foi autorizada obras de urbanização e a implantação de um sistema simplificado de abastecimento de água na comunidade de Palmares que há mais de 40 anos vive sem água. Além disso, foi entregue 40 kits de trabalho para os agentes de endemias de sete localidades da região. Cada kit possui 26 ítens, dentre eles: bolsa de lona / camisas e lanternas. Segundo o governador, a entrega dos Kits é a participação do governo contra a dengue, mas pede ajuda a população. “Não adianta o governo fazer sua parte se a população não ajudar. É necessário ter consciência e evitar água parada e qualquer coisa que faça com que o mosquito se prolifere”, falou.

As obras deixaram o prefeito da cidade, José Carlos Moura, satisfeito. “São obras essenciais para a população de Itapetinga. O Saúde em Movimento chegou num momento oportuno e os outros municípios, com certeza, aguardam ansiosos por este programa. Além disso, o povo de Palmeiras enfim terá água, depois de 40 anos nessa luta. Estou muito satisfeito, pois o povo da região está conquistando qualidade de vida”, comemorou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]