Estado amplia em mais de 6.000 vagas a oferta para o ensino médio em 2010

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) amplia em mais de seis mil vagas a oferta para o ensino médio, em 2010, com o reordenamento da rede estadual, ação que permite também o levantamento de dados para a realização de reformas em 713 escolas, a desativação de algumas unidades e fusão de outras, além de ampliação de vagas em áreas com maior procura.

A ação foi iniciada em outubro de 2009, com a coleta de informações de cada uma das 1,64 mil escolas do Estado, com o objetivo de equacionar a oferta e demanda por vagas, priorizando o atendimento aos estudantes nos bairros de sua residência. Na orla de Camaçari, por exemplo, a SEC está ofertando, pela primeira vez, três mil vagas para o ensino médio em duas escolas e quatro anexos, situados nos distritos de Arembepe, Monte Gordo, Areias, Jauá, Vila de Abrantes, Barra do Pojuca e Catu de Abrantes.

Em Salvador e Região Metropolitana, do total de 301 escolas estaduais, cinco unidades serão desativadas em função da infraestrutura inadequada e baixa procura por parte da comunidade, sendo que, desse total, 90% dos alunos não são moradores de bairros próximos. São elas Divino Mestre, Marco Antônio Veronese, Marquês de Abrantes, Escola Luís Viana e Erwin Morgenroth.

“O nosso compromisso é garantir a escola funcionando com a capacidade plena para atender a todos os estudantes”, explica o assessor especial da SEC, José Carlos Barreto Sodré, reafirmando que o estudante tem sua vaga garantida em uma escola com melhores condições de atendimento. “Disponibilizamos vagas tanto próximo à sua residência como perto da antiga escola”.

Estudantes serão transferidos para escolas próximas

Os colégios Divino Mestre, que funcionava em um prédio alugado, e Marquês de Abrantes, que era localizada em um prédio tombado, estão com estrutura física precária, quadro de alunos esvaziado e terão seus estudantes transferidos para as escolas Suzana Imbassaí e Getúlio Vargas, no Barbalho.

O Colégio Manoel Vitorino será transferido para as dependências da Escola Luís Viana, que será desativada, já que a capacidade física de 2.625 estudantes estava sendo ocupada por somente 1.384 estudantes.

Os estudantes do Colégio Marco Antônio Veronese (Cemav), no Cabula, que trabalha com ensino de jovens e adultos e funcionava dentro das dependências da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), serão remanejados para duas unidades, a Escola Francisco da Conceição Menezes e o Colégio Estadual Governador Roberto Santos, que ficam nas proximidades. O prédio será devolvido à Uneb, que solicitou o espaço de volta para ampliar a biblioteca que atende também à comunidade.

A SEC vai devolver o prédio da Escola Erwin Morgenroth, localizada em Ondina, à entidade mantenedora que está solicitando sua devolução. Os poucos estudantes de educação especial da escola serão atendidos em outras instituições, no mesmo bairro, com vagas disponíveis no Ceeba, Instituto Pestalozzi e no Colégio Wilson Lins.

A Secretaria da Educação informa, ainda, a fusão do Núcleo Góes Calmon, nos Barris, com o Colégio Magalhães Neto, que funcionava em um prédio cedido pela Embasa, com péssimas instalações, na Ladeira de São Bento. Os estudantes que não moram nos Barris poderão optar pelas escolas do entorno: Ipiranga, no Largo 2 de Julho, Úrsula Catarino, no Politeama, Edgard Santos, no Garcia, e Rui Barbosa e Severino Vieira, ambas em Nazaré.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120852 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.