Escola de Dança da FUNCEB seleciona estudantes para 2010

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) e a Fundação Cultural do Estado (FUNCEB) dão início às ações do ano letivo da Escola de Dança da Funceb. Até o dia 15 de janeiro de 2010, ficam abertas as inscrições para o Curso Técnico Profissionalizante em Dança 2010. O atendimento aos interessados será feito das 8 às 12h, na sede da Escola – Rua da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus, Pelourinho. A inscrição é gratuita.

O Curso Técnico Profissionalizante em Dança é reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e somente podem se inscrever estudantes que tenham concluído ou que estejam cursando o segundo ano do ensino médio. É preciso, também, ter aptidão para a dança, razão pela qual os inscritos passarão por uma seleção específica, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, para ocupação das 60 vagas disponíveis.

A matrícula dos selecionados será realizada em seguida, de 8 a 10 de fevereiro. As aulas, previstas para serem iniciadas em 22 de fevereiro, são de segunda a sexta-feira, sempre no turno matutino. O único custo para os alunos é de R$ 20 por semestre.

Com duração de dois anos e meio, o curso trabalha na formação de profissionais da área por meio do desenvolvimento de habilidades básicas e específicas, nas dimensões técnico-criativas, cognitivas e produtivas da linguagem da dança.

Seleção

O teste de seleção é composto de três partes: Técnica – aulas de balé e danças moderna, contemporânea, populares e afro -, Teórica – redação a partir de apreciação estética em dança – e Criação – estudos de improvisações e pesquisa de movimento. As aulas são ministradas por profissionais convidados e professores da Escola de Dança, que, juntos, também compõem a banca julgadora.

A avaliação das habilidades artísticas se baseia no potencial técnico-criativo e artístico do candidato, em busca de confirmar seu interesse em atuar como intérprete/criador em grupos de dança profissionais. São ainda observadas a motivação e a iniciativa, bem como a postura investigativa diante das ações propostas.

A abertura de novas turmas e o início de mais um ano de atividades se somam às conquistas da escola, unidade da FUNCEB que tem sido foco de investimentos concretos desta instituição e da SECULT, na certeza de seu poder de multiplicação de cultura e cidadania.

Para a diretora da FUNCEB, Gisele Nussbaumer, os cursos são uma ferramenta importante para a educação e a formação profissional da comunidade, e não se resumem em si. “A Escola de Dança tem obtido bons resultados também por consolidar iniciativas paralelas, como a abertura de seu Centro Digital de Cidadania (CDC), contribuindo para a inclusão sociodigital, e por estar inserida num processo de mobilização em torno da cultura do estado”.

Número de inscritos para a Escola de Dança deve aumentar em 2010

Em 2009, foram mais de 200 inscritos para o Curso Técnico Profissionalizante e a expectativa é de que este número aumente consideravelmente em 2010, quarto ano da gestão. Segundo o diretor de Dança da FUNCEB, Alexandre Molina, desde 2007, a Escola de Dança vem ampliando suas ações, garantindo um amplo acesso aos seus cursos.

A Escola encerrou suas atividades de 2009 tendo tido cerca de 1,5 mil alunos regularmente matriculados, oportunizando a formação qualificada em dança a crianças, jovens e adultos. “Estes números são o retorno dos investimentos realizados no setor, ao mesmo tempo em que atestam o interesse dos baianos na formação em dança”, avalia Molina.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108687 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]