EBDA realiza curso de capacitação de policiais militares na apicultura

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Preparar novos policiais apicultores da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA). Esse é o objetivo do Curso de Formação de Apicultores, voltado para a captura de enxames e segurança no trabalho, realizado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA). Os treinamentos, que tiveram início ontem (20/01/2010) e se encerram amanhã (22), acontecem na reserva da orla marítima, no Parque Metropolitano de Pituaçu, em Salvador.

O curso, do qual participam 20 policiais, abrange aulas práticas e teóricas. Os participantes aprendem a utilizar e a manusear, dentro das exigências normativas, materiais e equipamentos específicos de apicultura. Recebem ainda informações sobre acidentes, danos ao meio ambiente e riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. No interior do Estado, esse trabalho é realizado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo a coordenadora do Programa de Apicultura da EBDA, Vandira Mata, o ideal seria que todos os estados seguissem o exemplo da Bahia e tivessem a preocupação de capacitar seus profissionais. “É importante também que se destine uma área de preservação ambiental, se desenvolvam atividades apícolas e meliponícolas com fins didáticos”, sugere.

Na avaliação do diretor de Pecuária da EBDA, Osvaldo Sant’Anna, a parceria da EBDA com a Polícia Militar ajuda a manter a população mais segura. A EBDA possui um avançado programa de apicultura no Estado, incluindo um Centro de Profissionalização de Apicultores e Floricultores (Centreapis), em Feira de Santana. A Companhia de Polícia Militar, por sua vez, possui um pelotão especializado na execução dos serviços de captura e extermínio de abelhas.

Neste ano, a EBDA irá promover cursos de capacitação de agricultores familiares, apicultores, bombeiros, polícia ambiental, técnicos e agentes comunitários apícolas. A ideia é que eles possam prestar assistência técnica em comunidades, associações e demais grupos representativos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]