Dez pacientes foram atendidos na nova sala de cirurgia do HGE

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Dez pacientes já passaram por procedimentos cirúrgicos na nova sala de cirurgia, específica para o Serviço de Trauma Raqui Medular (TRM), do Hospital Geral do Estado (HGE). A informação é do diretor-geral do HGE, André Luciano Andrade, explicando que a primeira cirurgia ocorreu no dia 22 de dezembro de 2009.

“Com essa estrutura, esperamos que nenhum paciente enfrente fila no HGE para ser submetido a procedimentos de TRM”, disse Luciano, acrescentando que esse é o ponto principal para evitar o sofrimento maior para a população que necessita desse tipo de atendimento.

A nova sala de cirurgia do HGE foi inaugurada em novembro do ano passado e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) investiu cerca de R$ 543 mil, somente na aquisição de equipamentos de alta complexidade. A nova sala ocupa uma área onde anteriormente funcionavam oito leitos de enfermaria. “Com a sala exclusiva para TRM, a Sesab atendeu a uma antiga reivindicação dos profissionais da unidade, onde são feitos, em média, entre 20 e 23 procedimentos cirúrgicos de emergência por dia”, afirmou o diretor do HGE.

Luciano explicou que as cirurgias de TRM são consideradas de urgência, mas não de emergência, os pacientes chegavam a esperar até 30 dias pelo procedimento, que tem um prazo ideal entre 48 e 72 horas para ser realizado, tempo contado a partir da entrada na unidade hospitalar.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]