Departamento de licitações da PMFS convoca mais 34 moto-taxistas e ProJovem Urbano garante ensino a 3200 pessoas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Departamento da PMFS convoca mais 34 moto-taxistas e ProJovem Urbano garante ensino de 3200 pessoas

Moto-taxistas

O Departamento Municipal de Licitações e Contratos vai convocar 34 moto-taxistas nos próximos dias para atuarem nos distritos. O Serviço de Transporte Individual Alternativo Complementar (Stiac) ofereceu 500 vagas aos profissionais e entra na terceira convocação. Deste número, 60 profissionais não efetuaram pagamento, mais 60 foram convocados e 34 deles não apresentaram proposta.

Com isso, todos os licitantes serão chamados e poderão fazer a escolha de acordo com a classificação, divulgada anteriormente. O novo chamamento será publicado em jornais de edição local e em emissoras de rádio do município.

“As vagas são só para distritos porque os licitantes vencedores já escolheram suas vagas e ficaram na sede do município”, explica o diretor do Departamento de Licitações Rafael Pinto.

Os licitantes vencedores serão convocados nos próximos dias para fazer a padronização das motos e prestar o serviço após este serviço. A licitação é  uma responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Antes mesmo de ser efetuada a primeira convocação, a Associação de Mototaxistas de Feira de Santana entrou com uma ação na justiça tentando impedir o andamento do processo. Porém, o diretor afirma, com base em informações extra-oficiais, que há uma ação civil pública contra a licitação do serviço de mototaxistas.

“Também sabemos que o pedido liminar foi benegado pelo juiz. Portanto, há um direcionamento no sentido de deixar as coisas como estão. Entendemos que a decisão final do juiz vai ser de não suspender a licitação porque não houve nenhuma ilegalidade que possa cancelá-la”, afirma.

A distribuição dos 70 pontos de mototáxi em Feira de Santana já foi determinada. Das 500 vagas, 450 foram disponibilizadas para a sede e 50 aos distritos. Os pontos entre os números 1 e 61 são instalados no município, e de 62 a 70 na zona rural. A licitação é sob o critério de “Melhor Oferta”.

ProJovem

Implantado há nove meses no município de Feira de Santana, o ProJovem Urbano, programa desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com o Governo Municipal, vai garantir a conclusão do ensino fundamental a 3.200 jovens. Com este número de alunos matriculados, a cidade conquistou a condição de Pólo.

De acordo com a coordenadora pedagógica do ProJovem Urbano em Feira de Santana, Ana Carla Lima, dada à dimensão e a complexidade do programa, os obstáculos enfrentados na implementação estão sendo superados.

“As dificuldades na fase de adaptação foram muitas. Como o programa é federal, tivemos que nos adequar para cumprir todas as exigências. Os nossos maiores desafios hoje são a efetivação do projeto pedagógico integrado, garantir a permanência dos jovens em sala de aula e, principalmente, a aprendizagem”, declara.

Para atender as 80 turmas em funcionamento, 113 educadores oferecem aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas, Inglês, além de Participação Cidadã e de Qualificação Profissional.

As aulas são ministradas em 15 escolas da rede municipal. Paralelo às aulas de Formação Básica, o aluno também faz curso profissionalizante, coordenado pela ASCETEB (Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia), antiga Escola Técnica. Os cursos de iniciação profissional são nas áreas de Educação, Vestuário, Esporte e Lazer, Gráfica e Administração.

O ProJovem Urbano é voltado para pessoas entre 18 e 29 anos, alfabetizadas, mas que ainda não concluíram a 8ª série. Como dura 18 meses, a previsão é que em outubro de 2010 os 3.200 alunos matriculados possam concluir o programa, e adquirir a certificação do ensino fundamental e de formação profissional. Os jovens participantes que atingem 75%, ou mais, de presença em cada disciplina e conseguem realizar 75% dos trabalhos propostos a cada mês recebem uma bolsa no valor de R$ 100,00 mensais.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108943 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]