Da amizade | Por Roque do Carmo Amorim Neto

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Um tema sempre intrigante e de interesse de nossos leitores é a amizade. O tema é inesgotável. Sobre a amizade muita coisa já foi dita e muito mais continuará a ser escrito, especialmente por parte dos estudiosos do comportamento humano.

Semana passada, convoquei alguns dos meus amigos para discutir o tema e obtive comentários sobre diferentes aspectos da amizade. Seguem algumas das conclusões a que chegamos…

Em primeiro lugar, é importante dizer que nossos amigos não são exatamente aqueles que aparecem listados como “amigos” no Orkut, no Facebook, ou como “seguidores” no Twitter, ou em qualquer outra página de relacionamentos…

Amigos são aqueles com quem sentimos necessidade de partilhar nossas alegrias. Também são aqueles a quem confiamos nossas fragilidades e nosso lado sombrio… Sim, todos nós temos um lado sombrio e só aos verdadeiros amigos temos coragem de confessá-lo.

Contudo, para além desta proximidade psicológica, amigos também são aqueles que aparecem no momento de dor e simplesmente fazem o que precisa ser feito. Recordo da morte de meu pai. Depois de horas de viagem minha mãe, minhas irmãs, meus sobrinhos e eu nos encontramos. Estávamos completamente desnorteados. Eram tantos detalhes para serem pensados…

Felizmente meus tios se ocuparam de tudo. Mas, uma presença discreta me marcou naquela ocasião. Uma amiga de minha mãe, e que também é mãe de um dos meus amigos esteve o tempo todo cuidando de nós e recebendo as visitas. Um chá para minha mãe, a atenção para minha irmã que estava grávida, um abraço apertado na hora em que não pude mais conter a dor e me desfiz em lágrimas.

Nunca tinha pensado nesta pessoa como uma amiga não apenas de minha mãe, mas também minha. Mas depois daquele triste dia, tenho esta pessoa como um exemplo de verdadeira amizade. Amizade que não é anunciada a cada instante, mas que é demonstrada na hora em que se precisa dela.

Creio que nossa geração tende a misturar amizade com certo grau de excitação psicológica. Algumas vezes achamos que amigos são aqueles que nos fazem sentir eufóricos, “para cima”, que nos dizem palavras de incentivo e que embarcam conosco em algumas aventuras… Demorei um tempo, mas finalmente estou concluindo que isto não é amizade, se for talvez seja a expressão mais superficial da mesma.

Quando você está em uma posição privilegiada, especialmente quando você é uma pessoa pública e bem-sucedida, muitos se aproximam de você, não porque gostem de você, mas porque gostariam de ser como você… E nós algumas vezes tendemos a chamar isto de amizade. Todavia, passam-se as horas, passam-se as modas, e finalmente você conclui que a maioria daquelas pessoas que o consideravam “o máximo” simplesmente não fala mais com você nem no Orkut, tampouco no Facebook, embora continuem lá listados como “meus amigos”.

Amizade tem pouco a ver com toda a agitação das horas infindáveis de mensagens no celular ou de depoimentos na internet. Amizade é amor e amor se demonstra com serviço… Isto jamais acaba!

Visite meu BLOG: http://sentidoesp.wordpress.com

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]