Cruzeiros trazem 420 mil turistas para a Bahia até maio de 2010

Vista aérea da região do Farol da Barra em Salvador.
Vista aérea da região do Farol da Barra em Salvador.
Vista aérea da região do Farol da Barra em Salvador.
Vista aérea da região do Farol da Barra em Salvador.

Entre os principais pontos de partida e chegada dos cruzeiros marítimos durante a alta estação, a Bahia receberá 46 transatlânticos até maio de 2010, de acordo com a Codeba – Companhia de Docas da Bahia. Ao todo, serão 193 escalas e um número expressivo de 420 mil turistas que desembarcarão nos portos de Salvador e Ilhéus.

Nesta terça-feira (19), os navios Costa Concórdia, com 97% da lotação e mais de 3.800 passageiros, e o MSC Lírica, com aproximadamente 2.000 passageiros, estão atracados no porto da capital baiana. As operações de embarque e chegada de cruzeiros consolidam a capital baiana como um polo da atividade no Nordeste.

O aumento do número de embarcações nesta temporada é significativo, em relação ao último ano. No Porto de Salvador foram 110 escalas que com mais de 250 mil turistas. Em Ilhéus, foram 23 escalas, com 80 mil visitantes.

Para o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, o fato de Salvador passar a ser ponto de partida e chegada das embarcações é muito importante para a economia da cidade. “Isso faz com que muitas pessoas pernoitem na capital, o que é muito significativo para a cadeia produtiva do turismo”, avalia.

A Abremar – Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas prevê que, aproximadamente, 900 mil cruzeiristas aproveitem as férias a bordo dos navios em todo Brasil até maio de 2010. A Bahia recebe 46% do total de passageiros que circulam em navios no país, durante a alta estação.

Segundo informações da Codeba, 37 transatlânticos aportarão na capital até maio de 2010, com 150 escalas e um número expressivo de 320 mil pessoas nesses cruzeiros. Já no Porto de Ilhéus, cidade de grande importância no apoio turístico do estado, nove transatlânticos aportarão, com previsão de 43 escalas e 100 mil passageiros.

O aumento do número de passageiros nesta temporada é de 28% em relação ao último ano, na capital. Em 2008, foram contabilizadas 110 escalas com mais de 250 mil passageiros no Porto de Salvador.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108855 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]