
Na condição de militante do PT ao ter seu nome lembrado pelas correntes partidárias para disputar uma vaga ao senado, o ex-governador Waldir Pires se posicionou com muita tranquilidade em relação à questão e adiantou que, no momento, estão sendo examinadas as possibilidade junto à direção do partido.
Com realção a corrupção que se alastram no meio político de forma indistinta, ele atribui ao fato de que o grande drama ocorre em função dos partidos terem perdido os seus ideais e quase todos falarem a mesma linguagem. “O importante é que a ideia politica seja fortalecida junto à população”, argumenta.
Também defende a criação de mecanismo tipo adotado por ele, quando Ministro da Previdência, denominado Controladoria Geral da União (CGU), que exerceu um eficiente controle no combate à corrupção. “A previdência que era considerada a sede do déficite público, passou a ter um superávite orçamentário e de Caixa”, lembra Waldir.
No tocante as alianças políticas firmadas pelo PT, ele diz que por ser um partido de vida recente este se caraterizou por ideias de transformação da sociedade. “O importante é que tenhamos a necessidade de manter uma íntima relação com a população para que se possa ter uma sociedade plenamente democrática”.