

As fotos das instalações do HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus) foram registradas por Manu Dias, repórter fotográfico da AGECOM (Assessoria Geral de Comunicação do Goveno da Bahia), durante ato inaugural, em 21 de dezembro de 2009.
+ Sobre o HRSAJ
O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, equipado para realizar atendimentos de média e alta complexidade e suprir toda a região do Recôncavo baiano. Considerado de grande porte, a unidade vai atender, nos primeiros cinco meses de funcionamento, 28 mil pacientes, mas a capacidade total prevista é de 43 mil atendimentos/mês.
A população do Recôncavo contará com 136 leitos, sendo 10 de UTI adulto e atendimento de emergência 24 horas, 33 para pediatria, 51 para clínica cirúrgica, 36 para clínica médica e 6 leitos destinados à psiquiatria. Desde o início das obras, em 1990, já foram investidos R$ 44 milhões e mais R$ 11 milhões na compra de equipamentos.
A unidade dispõe de centro cirúrgico, Centro de Recuperação Pós-Anestésica (CRPA), Central de Material Esterilizado (CME), serviços de farmácia, lavanderia, almoxarifado, nutrição, manutenção geral e Arquivo de Prontuários de Paciente e Estatística.
O serviço de atendimento de emergência 24 horas estará disponível em diversas especialidades médicas como cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia e pediatria. Além do atendimento de urgência e a realização de cirurgias, a nova unidade oferecerá consultas ambulatoriais nas especialidades de anestesiologia, angiologia clínica e cirúrgica, cardiologia, cirurgia geral, incluindo cirurgia ambulatorial (a ser realizada no centro cirúrgico), gastroenterologia clínica, consultas e procedimentos de diagnose, pediatria, pneumologia, ortopedia, geriatria, neurologia, urologia e cirurgia bucomaxilar. O hospital também contará com o serviço de Internação Domiciliar.
“Além de gerar 618 empregos diretos no local, a unidade vai ajudar a desafogar o atendimento em grandes hospitais como o Clériston Andrade, em Feira de Santan, e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador”, disse o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla. O hospital também será um local de formação profissional e ensino, por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Recôncavo, de acordo com a Política de Educação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS).