Colégiado discute no auditório da Secretaria de Saúde, alternativas para garantir tratamento de radioterapia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Alternativas para garantir o tratamento com radioterapia, em função da desabilitação do serviço isolado que vinha sendo desenvolvido em Feira de Santana, foram discutidas na manhã desta sexta-feira (15/01/2010), por representantes de 28 municípios do interior baiano, durante reunião no auditório da Secretaria de Saúde. Como foco principal, a aquisição de um novo equipamento para atender à demanda dos pacientes da microrregião.

A questão foi debatida por membros do Colegiado de Gestão da Microrregião de Feira de Santana. Além dos representantes dos municípios, também a participação de representantes da 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

O secretário de Saúde de Feira de Santana, João Carlos Cavalcante, explica que o atendimento foi suspenso em função do único equipamento que funcionava nesta cidade ter esgotado a vida útil. “O equipamento não tem recuperação. Por isso, os pacientes de Feira de Santana, hoje num total de 26 que fazem radioterapia, estamos levando para fazer tratamento em Salvador, para garantir que não haja descontinuidade”, frisou.

Atualmente na Bahia só existe disponível equipamento para radioterapia instalado em Salvador e Itabuna. Justamente por isso o Colegiado de Gestão da Microrregião também discutiu o pedido feito ao Instituto Nacional do Câncer (INCA), de doação de um equipamento de radioterapia do tipo acelerador linear de partículas, para a Unacon da Santa Casa de Misericórdia.

A Santa Casa de Misericórdia, conforme João Carlos Cavalcante, já está construindo a parte física para acolher os equipamentos de radioterapia. “Inclusive já tem autorização do Conselho Nacional de Energia Nuclear para instalação destes equipamentos”, revelou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]