COB lança calendário 2010 com atletas brasileiros e une arte e esporte

COB apresenta calendário 2010 com Giovana Stephan na natação sincronizada.
COB apresenta calendário 2010 com Giovana Stephan na natação sincronizada.
COB apresenta calendário 2010 com Giovana Stephan na natação sincronizada.
COB apresenta calendário 2010 com Giovana Stephan na natação sincronizada.

O esporte brasileiro será motivo de contemplação a cada dia em 2010. Em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a Wöllner idealizou e preparou um calendário com 14 atletas que representam a cara do Brasil. Atletas como Daniele Hypolito (ginástica artística), Nivalter Santos (canoagem), Bárbara Leôncio (atletismo), Isabel Swan (vela), Martine Grael (vela) e Renata Faustino (badminton), entre outros, posaram para as lentes do fotógrafo Daniel Mattar, em clicks originais produzidos por Bebel Moraes, que misturam arte e esporte. A inspiração vem de trabalhos semelhantes produzidos em países como Austrália, França e Estados Unidos.

“Vejo que o esporte olímpico só tem visibilidade no país durante o ano olímpico, e isso me frustra bastante. Queríamos uma forma inusitada e criativa de incentivar o esporte, os atletas e de contagiar também a sociedade com esse espírito. Ficamos muito felizes quando o COB topou a nossa ideia. Queremos contribuir para o esporte como cidadãos. Fico emocionado toda vez que vejo esse calendário”, explica Lauro Wöllner, diretor da empresa.

No formato de 30cm x 40cm, o calendário será vendido nas lojas da Wöllner e poderá ser comercializado pelas outras empresas e marcas que se associaram ao projeto – Couchê Suzano Print, Stil Graf, Ancar Ivanhoe, Olympikus e Caixa. O valor sugerido de venda será de R$ 30,00. Toda a renda será revertida para os 14 atletas que participaram do ensaio. Além disso, cada atleta receberá 300 calendários.

A idéia da grife mostra a vontade e o envolvimento da iniciativa privada com o esporte olímpico e seus atletas, que possuem histórias emocionantes de superação e vitória, servindo de exemplo para toda a sociedade. “Este calendário é o primeiro resultado objetivo da aproximação que o COB vem fazendo com empresários dispostos a conhecer as oportunidades que o esporte oferece e, consequentemente, a investir nesse mundo de possibilidades. O resultado final ficou belíssimo, ressaltando a estética do esporte e os valores que essa atividade representa para a sociedade”, afirma Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.

De acordo com Marcus Vinícius, uma das preocupações do COB foi indicar atletas que representam a inclusão social através do esporte, como Bárbara Leôncio, Nivalter Santos e as judocas Raquel e Rafaela Lopes, ambas do Instituto Reação.

Especializado em trabalhos de moda, o fotógrafo Daniel Mattar conta que um dos desafios do ensaio foi fugir do óbvio. “Interpretar em um fundo negro 12 modalidades olímpicas foi desafiador e
bastante instigante. Junto à equipe de criação, procurei atingir a
síntese e ao mesmo tempo o inusitado, desconstruindo as funções das
ferramentas esportivas e procurando poesia e surpresa, tensão e equilíbrio”, explica.

Para os atletas que ilustram o calendário, o resultado final do trabalho foi surpreendente. “Fiquei muito feliz ao ser convidada pra esse projeto tão diferente do que estou acostumada a fazer. Acho que é uma forma de divulgar mais o esporte e ajudar os atletas de maneira criativa e artística. Adorei fazer as fotos e achei o resultado incrível!”, afirma a remadora Fabiana Beltrame, que ilustra o mês de maio.

“Iniciativas como essa ajudam a divulgar o meu esporte. Fiquei muito grato de ter participar de algo tão bonito”, revela Nilvater Santos (dezembro), da canoagem. “Me senti honrada por ter sido escolhida entre vários atletas para representar o atletismo nesse projeto e adorei fazer as fotos”, garante a velocista Bárbara Leôncio (abril).

Para César Castro, dos saltos ornamentais, posar para as lentes de Daniel Mattar foi como tentar executar um salto nota 10. “Descontração, profissionalismo e criatividade marcaram o momento das fotos. A ideia de misturar cada modalidade com a arte foi demais e procurei fazer em cada foto o meu melhor, como se fosse uma competição”, explica o atleta que ilustra o mês de agosto.

A velejadora e modelo Isabel Swan (julho), medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, endossa a opinião dos colegas. “É um projeto muito interessante, onde a arte valoriza o esporte e o esporte a arte. Foi inspirador e tem fotos de belíssima expressão.
Fiquei feliz por participar desse trabalho pois acredito que o esporte deve fazer parte da vida das pessoas nos 365 dias do ano”, ressalta.

Conheça os atletas que integram o calendário 2010:

Janeiro – Renata Faustino (Badminton)

Fevereiro – Virgilio Castilho (Triatlo)

Março – Daniele Hypólito (Ginástica artística)

Abril – Bárbara Leôncio (Atletismo)

Maio – Fabiana Beltrame (Remo)

Junho – Giovana Stephan (Natação sincronizada)

Julho – Martine Grael e Isabel Swan (Vela)

Agosto – César Castro (Saltos ornamentais)

Setembro – Clarisse Menezes (Esgrima)

Outubro – Patrícia Freitas (Vela)

Novembro – Rafaela Lopes e Raquel Lopes (Judô)

Dezembro – Nivalter Santos (Canoagem)

Confira imagens

Loading Images
wpif2_loading
Daniele Hypólito
Bárbara Leôncio
César Castro
Clarisse Menezes (Esgrima)
Fabiana Beltrame
Martine Grael e Isabel Swan
Giovana Stephan
Nivalter Santos
Virgilio Castilho
Patrícia Freitas
Rafaela Lopes e Raquel Lopes n
Renata Faustino
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110002 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]