Campanha busca mobilizar sociedade sobre desaparecidos políticos

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Campanha busca mobilizar sociedade sobre desaparecidos políticos.
Campanha busca mobilizar sociedade sobre desaparecidos políticos.

O governo federal veicula campanha nacional para mobilizar a sociedade a reconstruir a história do País durante o período 1964 a 1985.

O governo federal veicula, desde domingo, 27, campanha nacional para mobilizar a sociedade a reconstruir a história do País durante o período 1964 a 1985. A campanha busca sensibilizar pessoas e organizações a doarem documentos relativos à política brasileira, durante os governos militares, ao Arquivo Nacional, que abrigará todo o acervo. Dessa forma, será possível resgatar informações sobre um importante período brasileiro e sobretudo contribuir para a localização de corpos de mais de 140 desaparecidos políticos.

A mobilização é direcionada a toda a sociedade com segmentação para o público jovem e formador de opinião. A agência Matisse Planejamento e Comunicação foi a responsável pelo desenvolvimento da campanha, de utilidade pública, que está estruturada em torno de três filmes. Nos próximos dois meses eles serão veiculados em TV aberta, no formato de 30 segundos, e TV por assinatura, de 60 segundos.

Os filmes contêm depoimentos de familiares dos desaparecidos políticos Rubens Paiva, Fernando Santa Cruz, Dinaelza Santana Coqueiro e Vandick Reidner Pereira Coqueiro. Por se tratar de um tema sensível, que aborda a morte de brasileiros que lutaram por um país democrático, e da dor daqueles que não tiveram o direito de enterrar seus corpos, optou-se por um olhar autoral na realização dos filmes. Três cineastas foram convidados a participar do projeto: Cao Hamburguer, Helvécio Ratton e João Batista de Andrade.

Os comerciais de rádio, anúncios de revista e jornal, peças de internet e cartazes servirão de apoio à mobilização. O investimento total dessa campanha é de R$ 13,5 milhões.

Os interessados em colaborar ou se informar sobre o tema poderão acessar o sítio Memórias Reveladas (www.memoriasreveladas.gov.br). Neste ambiente, há orientações sobre os procedimentos para efetivar o registro de informações ou a doação de documentos ao Arquivo Nacional, especialmente aqueles relacionados à morte ou à localização de corpos de desaparecidos políticos. O sítio traz, ainda, informações sobre o período de 1964 a 1985, como a censura aos meios de comunicação e manifestações artísticas, a repressão ao movimento estudantil e operário. Além disso, estão abertos ao público fotos e documentos já catalogados pelo Arquivo Nacional.

O projeto de resgate histórico é coordenado pelo Arquivo Nacional, da Casa Civil da Presidência da República, por meio do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas. O Centro foi criado em 13 de maio deste ano como pólo catalisador de informações dos acervos documentais de instituições públicas e privadas sobre fatos da história política recente do País. O Centro tem por objetivo tornar-se um espaço de convergência, difusão de documentos e produção de estudos e pesquisas a respeito do regime político que vigorou entre 1º de abril de 1964 e 15 de março de 1985.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108736 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]