Brasil e Uruguai divulgam bolsas para pesquisa

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Até 9 de abril de 2010 estão abertas as inscrições de projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento no edital do Programa Capes/Udelar – Projetos, criado com base no protocolo assinado entre Brasil e Uruguai em 1998. A iniciativa visa o fomento ao intercâmbio de estudantes de pós-graduação, o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, na mesma intensidade, e a cooperação binacional. A Capes fará a seleção, no âmbito do Brasil, e no Uruguai a seleção e acompanhamento dos projetos serão conduzidos pela Direção Geral de Relações e Cooperação da Universidade de La República (Udelar). As atividades serão custeadas por meio da concessão de bolsas de estudo, diárias, recursos para material de consumo e passagens aéreas. Veja o edital.

Promisaes recebe inscrições até 24 de janeiro

As universidades federais participantes do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) têm prazo até 24 de janeiro de 2010 para enviar ao Ministério da Educação as inscrições dos alunos candidatos ao Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). Pelo projeto, estudantes latino-americanos e de países da África podem concorrer a auxílio financeiro no valor de um salário mínimo (R$ 505) a partir de janeiro. Informações na página eletrônica da Secretaria de Educação Superior (Sesu).

Credenciamento de polos de ensino a distância

O Ministério da Educação convoca instituições particulares de ensino superior interessadas em credenciar, em caráter excepcional e dentro da área geográfica de atuação, os polos de ensino a distância da Universidade Estadual de Tocantins (Unitins). As inscrições devem ser entregues no protocolo da Secretaria de Educação a Distância (Seed) do Ministério da Educação, até 22 de janeiro de 2010. O edital informa sobre os procedimentos e as exigências.

Municípios têm prazo para cadastrar adultos para alfabetização

Os municípios que aderiram ao Programa Brasil Alfabetizado em 2009 têm prazo até fevereiro de 2010 para cadastrar jovens e adultos para alfabetização e para organizar as turmas. O cadastro é o primeiro passo para o cumprimento integral da meta do programa que é alfabetizar 2,1 milhões de jovens e adultos no próximo ano. Informações sobre os procedimentos estão na página eletrônica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

Cursos de formação na temática da diversidade

Universidades federais e estaduais, centros federais de educação tecnológica e institutos federais de educação, ciência e tecnologia integrantes do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) têm prazo até 22 de fevereiro de 2010 para apresentar propostas de cursos em 16 áreas da formação para a diversidade. Os cursos, com duração de 90 a 240 horas, serão oferecidos a gestores, professores e profissionais da educação básica pública. A relação dos cursos e as orientações estão descritas no Edital nº 28/2009.

Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas

O Ministério da Educação, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), promove o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com a diferença. O prêmio, no valor de R$ 8 mil, será entregue aos cinco melhores trabalhos das escolas, sendo um por região. As inscrições podem ser feitas até 12 de março de 2010 na página eletrônica do prêmio.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113876 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]