Bahia desperta interesse de empresários do segmento náutico

Domingos Leonelli Netto.
Domingos Leonelli Netto.

Uma semana depois do lançamento do Plano Estratégico do Turismo Náutico da Baía de Todos-os-Santos, empresários cariocas e paulistas já manifestam o interesse de implantar unidades para fabricação e manutenção de pequenos barcos em território baiano.

Em reunião com o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, os investidores Antônio Carlos Lobato e Klaus Peters falaram sobre as áreas que possuem interesse de implantar negócios em Salvador e destacaram o bairro do Comércio e a avenida Jiquitaia.

Segundo Lobato, muitos paulistas querem vir à Bahia de barco, mas é preciso infraestrutura. Ele acredita que a partir da implantação das medidas apontadas no plano estratégico o estado terá chances de concorrer de igual para igual com destinos do turismo náutico fora do Brasil.

A Marina Verolme, onde o empresário está vinculado, foi classificada entre as 20 melhores principais de todo o mundo pelas autoridades do segmento.

Peters e Lobato destacaram que a Bahia, com relação ao turismo náutico, leva grande vantagem na comparação com outros estados, não só pelas condições dos ventos e das águas, mas por estar geograficamente numa posição estratégica.

Leonelli afirmou que o governo baiano está trabalhando para a melhoria da infraestrutura e vai atuar para a redução de impostos para atrair empresas que atuam neste segmento. Lembrou ainda que o estado desperta o interesse de investidores europeus para o desenvolvimento da atividade.

Ações

Já estão em execução os reparos na marina de Itaparica – os serviços são realizados pela Conder – e as obras de urbanização, drenagem e paisagismo do centro histórico local, assim como a requalificação urbana da Fonte da Bica. Os investimentos são de R$ 733 mil.

Outras intervenções com previsão para começar este ano são as das obras de melhoria da marina do Terminal Náutico de Salvador, com a separação dos atracadouros de embarcações de transporte dos barcos turísticos, e a implantação do SAC Náutico. Os recursos, de R$ 2,4 milhões, já estão assegurados pelo Prodetur, mais a contrapartida do Ministério do Turismo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109955 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]