Após denúncia feita pelo Jornal Grande Bahia, PMFS apresenta investimentos realizados na área cultural em 2009

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Em recente entrevista concedida ao JGB o produtor cultural, economista e publicitário, Edson Vieira Porto que atuou no setor de fiscalização ambiental do governo de José Ronaldo, por um ano e quatro meses. Foi crítico e mordaz em relação ao atual prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, ao afirmar que o mesmo tem uma visão mercantilista em relação a cultura, além de ser desprovido de qualquer tipo de preocupação para com este setor.

A reportagem ganhou imediata repercusão, em especial, por parte da atual administração que em resposta às denúncias feitas pelo produtor cultural, elaborou através de sua à assessoria uma nota, veiculada no site da prefeitura, em que de forma pormenorizada procura expor todo o programa desenvolvido pelo governo na área cultural em 2009.

Balanço das ações do governo

Programas e projetos desenvolvidos em 2009, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa ampliaram a inclusão cultural em Feira de Santana, por meio das mais diversas expressões artísticas. Artes cênicas, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, literatura, música, seminários culturais, e muitas outras manifestações movimentaram a cidade em espaços públicos, como o Teatro Ângela Oliveira, no Centro de Cultura Maestro Miro, e Teatro Municipal Margarida Ribeiro.

Em 2009, a programação foi iniciada com show do artista Baia na Bahia. Em seguida Simpósio Municipal de Educação, reunindo 700 pessoas. Em fevereiro também o Pró-Uniser e programa de inclusão digital.

Em março, homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, programa Tim Grandes Escritores, assembléia geral com trabalhadores em educação, e Musical de Páscoa em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) no projeto “Viva o Teatro! Viva o Circo!”.

Em abril, a Pré-Micareta Social trouxe para o público o espetáculo “Graxeira, Graças a Deus”, pré-seleção do concurso da Rainha da Micareta, apresentação do espetáculo teatral “O Marinheiro”, I Seminário Maçônico de Feira de Santana, reunião do PAR, reunião da Associação dos Carros de Som e entrega de certificados do CICAF.

Em maio, reunião de diretores de escolas públicas, homenagem ao Dia das Mães, Seminário de Transversalidade na Educação Infantil e apresentação da peça “Graxeira, Graças a Deus”.

O mesmo espetáculo voltou a ser encenado em junho, quando também foram realizadas aulas públicas de dança de salão, dança flamenca, dança do ventre, jazz e violão. Ainda apresentação do espetáculo teatral “Essa Dor Seca de Sertão”, aulas públicas de teatro adolescente, teatro infantil, canto e coral e de teatro adulto, Conferência Municipal do Idoso e shows de lançamento do CD “Ô Pandeiro! Ô Viola”.

Em julho a pré-seleção do Festival Gospel, entrega de certificados do Curso de Capacitação de Mão de Obra, I Seminário Intersetorial Municipal da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis; abertura do Programa de Ensino Fundamental e os espetáculos “MPB – Mulher Popular Brasileira” e “Essa Dor Seca do Sertão”.

Em agosto, certificação do Curso de Educação Digital, homenagem Dia dos Pais, oficinas do Programa Arte de Viver, espetáculo “Olhos da Cidade”, evento cultural “Feira do Meio Ambiente”, culto ecumênico, espetáculos “O Pequeno Imperador”, e “Essa Dor Seca do Sertão”, exposição de fotografia e certificação do CICAF.

Destaque para a realização no dia 7 de agosto, do Tributo a Olney São Paulo, no Foyer e Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas, com exibição de filmes do cineasta, exposição de fotos, participação dos filhos Ilya São Paulo e Olney São Paulo Júnior, painel com Tuna Espinheira (“Trajetória Histórica do Cineasta”); José Umberto, Robson Roberto e Roque Araújo (“Importância de Olney São Paulo”); e André Setaro (“Olney em Visão Crítica”).

Em setembro, a movimentação ficou por conta da IX Jornada Pedagógica e IV Mostra Científica do Curso de Educação Física da Bahia; encontro de diretores de escolas municipais; entrega do Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente; Projeto Coração Jovem; espetáculo “Essa Dor Seca de Sertão”; Projeto Escola com apresentação da peça “Cataplim, Cataplém”, Semana do Idoso, Encontro de Coordenadores Pedagógicos e lançamento do filme “Paixão e Morte de Cristo”.

A cultura fervilhou em outubro de 2009 com Festival de Coreografia da Oficina de Jazz Dance, gravação do DVD de Osvaldo Assunção, Festival Infantil de Feira de Santana; peça “Essa Dor Seca do Sertão”, palestra do CICAF, palestra sobre “História da África”, culto ecumênico, show “Eternamente Contrast” e palestra “Incentivo à Leitura”.

No mês de novembro, a abertura da 3ª Semana Universitária da Unidad de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), palestra “Incentivo a Leitura”, peça teatral “Meu Futuro É”, lançamento do CD do grupo Informarê, I Workshop de Tecnologia em Segurança no Trabalho; II Festival de Balé; 2º Encontro de Psicologia da Saúde; espetáculo de dança e música, reunião do casamento coletivo.
Em dezembro, Festival de Música Vozes da Terra, certificação do Pager e conclusão das oficinas do programa Arte de Viver. Ainda durante o ano a execução do projeto “O Teatro Vai aos Bairros”, também em distritos além de bairros locais.

O Planetário do Museu Parque do Saber, assim como o Foyer do espaço multidisciplinar, foi utilizado para inúmeros eventos, além da programação normal de projeção em cúpula. Ainda foi inaugurado o Espaço Culturasl Marcus Moraes, na avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Castro Alves e Barão do Rio Branco.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9605 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).