
As ações de carga e descarga no centro da cidade começaram desde às 5h30 da manhã desta segunda-feira (25/01/2010), com o intuito de organizar e acelerar o tráfego. Logo no início da manhã a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Feira de Santana destinaram viaturas para pontos estratégicos da cidade, além de profissionais da Secretaria para orientar os condutores.
A equipe se posicionou em pontos estratégicos da cidade: praça dos Remédios, ruas Marechal Deodoro e Conselheiro Franco, e a avenida Senhor dos Passos. Para o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, a avaliação inicial é bastante positiva, embora os ajustes sejam necessários e já estejam sendo desenvolvidos.
“Neste primeiro dia já não se vê mais bitrens e caminhões de cargas pesadas circulando no centro de Feira de Santana. Algumas medidas devem ser ajustadas para que as pessoas comecem a entender a mudança”, disse o secretário.
Com a alteração, as pessoas que circulam com veículo automotor não podem mais parar nas áreas destinadas a carga e descarga. Os caminhões acima de oito toneladas e com mais de 9,5 metros só podem circular nas regiões a partir das 19 horas, e abaixo de oito toneladas os caminhões terão vagas específicas das 7 horas às 19 horas.
“Alguns casos já foram detectados e o superintendente está orientando, inicialmente. Se as pessoas resistirem serão multadas e os carros serão recolhidos para o pátio da Secretaria”, alerta Frankles.
A equipe vai permanecer com a operação ao longo dos dos primeiros dias. Pontos como a praça dos Remédios e a rua Marechal Deodoro, conforme observa o secretário, estão bastante tranquilas. Inicialmente a operação se resume ao centro comercial de Feira de Santana e “adiante vamos passar a tratar da questão periférica da cidade”.