Violência policial pode ofuscar brilho emergente do Brasil, diz jornal

Violência policial pode ofuscar brilho emergente do Brasil, diz jornal.
Violência policial pode ofuscar brilho emergente do Brasil, diz jornal.

Uma reportagem do jornal espanhol ABC afirma nesta quarta-feira que a violência policial pode ofuscar o “brilho” do Brasil como economia emergente e sede de eventos esportivos internacionais como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.

Como outros artigos da imprensa estrangeira, a reportagem notícia o relatório da organização não-governamental Human Rights Watch, que denuncia as execuções extrajudiciais praticadas pelas polícias de Rio e São Paulo.

A ONG calcula que desde 2003 mais de 11 mil pessoas foram mortas em execuções da polícia paulista e fluminense. Grande parte delas entra nas estatísticas de morte “por resistência”.

Para o ABC, as estatísticas das duas maiores cidades brasileiras são “comparáveis à dos países em guerra”.

“A imagem do Brasil como economia emergente e como sede de grandes eventos esportivos pode perder o seu brilho se o governo não encontrar uma saída para combater a violência de sua própria polícia.”

Outros jornais

O tema ganhou espaço também em diversos outros jornais estrangeiros.

Na avaliação do jornal americano The New York Times, o relatório da Human Rights Watch “levanta questões problemáticas” sobre a situação da segurança pública brasileira.

“A segurança no Rio se tornou uma preocupação internacional desde que o Comitê Olímpico Internacional anunciou, em outubro, que a cidade seria sede dos Jogos Olímpicos de 2016”, diz o NYT, lembrando a derrubada de um helicóptero da polícia por traficantes duas semanas após a decisão.

A reportagem destaca trechos do relatório no qual a polícia é acusada de fingir que presta socorro aos executados e de retardar a investigação das mortes.

Em declarações ao também americano Washington Post, o porta-voz da ONG diz que as mortes “indicam um problema sério”, que é casar essa imagem do Brasil com a de “um país moderno e democrático”.

Segundo o porta-voz, embora autoridades locais e estaduais reconheçam o desafio, “existe no Brasil uma pressão para dar à polícia carta branca para combater o crime violento”.

Já o Los Angeles Times afirmou que a “estatística arrepiante” levou a ONG a pedir reformas no sistema.

No artigo, as duas polícias são caracterizadas como “corroídas por corrupção ao estilo da máfia”.

*Com informação do BBCBrasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141149 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário