Vida nova | Por Dom Orani João Tempesta

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

Ao iniciar um novo ano as esperanças renascem! A contagem do tempo faz com que experimentemos essa magia de retomada de nossos sonhos e ideais. Isso ocorre sempre que iniciamos uma nova atividade, um novo período, um novo ano.

Nos últimos dias do ano civil trocamos cumprimentos, desejos de feliz Ano-Novo, nos confraternizamos, rezamos. Sempre é um momento de olhar para o caminho percorrido e descobrir que muito mais e melhor poderíamos ter feito. Mas é muito mais o olhar para o horizonte vasto que se abre diante de nós que nos motiva e desafia.

Como gostaria que essa motivação e esse desafio não fossem apenas por alguns dias e depois tudo retornasse aos mesmos comodismos de sempre.

Nossas melhores intenções logo morrem no cotidiano da vida e se perdem com as dificuldades e oportunidades que aparecem a cada momento de nossa existência.

Alguns acreditam em mágicas e superstições, pensando que alguns tipos de atividades ou de cores farão a diferença para que tudo corra melhor no ano que vai se iniciar. Aos poucos percebem que isso é muito pouco para mudar a realidade e viver melhor o chamado a uma vocação de sinal de tempos novos para as pessoas hoje.

Os cansaços das pessoas que já tiveram muitas experiências de sonhos ou de ideias que não chegaram a um ponto conclusivo e muitas vezes se decepcionaram pelas dificuldades tornam-nos muitas vezes descrentes de que os tempos um dia possam ser melhores.

Será que a humanidade não tem jeito? Será que nós que demos o passo para uma consciência ecológica maior, que faz com que respeitemos a natureza ao redor como nossa casa, que precisa ser conservada, não conseguimos dar o passo de qualidade para viver melhor em nossa biosfera humana? Não podemos nos acostumar com o pior nem com as omissões.

Ao iniciarmos o novo ano somos chamados a pedir ao Senhor que a cada dia sejamos novos como se fosse o primeiro dia de nossa existência, estando sempre disponíveis para servirmos com um coração despojado a todos os nossos irmãos e irmãs.

Coloquemos no Senhor nossa esperança e nossas certezas! Acolhamos com alegria o início de um novo tempo e peçamos a Deus que nos ilumine para que realmente seja um tempo de fraternidade e de paz. Que aquilo que depender de cada um de nós seja na nossa vida uma resposta afirmativa ao Deus da Vida que nos conduz e que, presente no meio de nós, em Jesus Cristo, Nosso Senhor, nos conduz para a reconstrução do homem e do mundo.

Ao retiramos nossos velhos calendários e trocarmos nossas agendas, coloquemo-nos ao dispor do Senhor como homens que retiram a caminhada da velha criatura e se faz pessoa renovada que se abriu para o Senhor e O anuncia a todos.

Ao iniciarmos o ano com a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, e com o Dia Mundial da Paz, agradeçamos a Deus por mais esse tempo que nos é colocado à disposição. Que o Senhor nos inspire palavras e atitudes concretas para que, enquanto vivermos, passemos a nossa vida fazendo o bem a todos.

Desejo a todos um Santo e Feliz 2010! E que o Senhor dê a Paz aos corações e às vidas de todas as pessoas que por Ele são amadas e que querem com boa vontade construir um mundo mais justo e humano.

Construamos o novo ano com a graça de Deus de tal modo que ele seja muito melhor do que o que passou.

*Dom Orani João Tempesta – monge da Ordem Cisterciense, é o atual Arcebispo do Rio de Janeiro.

*Com informação de Dom Orani João Tempesta – monge da Ordem Cisterciense, é o atual Arcebispo do Rio de Janeiro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113775 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]