Vereador reage às declarações da deputada e diz que ela é quem deve respeito aos eleitores por integrar a lista de parlamentares “ficha suja”

O vereador Roberto Tourinho reagiu, na sessão de hoje da Câmara, a declarações feita pela deputada Tonha Magalhães, em entrevista ao “Programa Livre do Paulão”, na Rádio Povo. “A deputada disse que não sabe quem eu sou que quero aparecer e pediu respeito. Acho que ela é quem deve respeito aos seus eleitores”, disse o vereador, que recentemente alertou, em discurso na Câmara, para as pendências que a parlamentar tem na Justiça.

“Existem pessoas que não se respeitam, de fato. Não é o meu caso. Sou advogado e jornalista, tenho seis mandatos e exerci o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, sem ter sofrido processos por qualquer irregularidade. Estive ontem fazendo uma pesquisa sobre a vida da deputada na Internet. Posso dizer quem ela é”, afirmou Tourinho.

Conforme o levantamento, em julho de 2008 o Ministério Público pediu a impugnação da candidatura de Tonha Magalhães, para prefeita de Candeias, por improbidade administrativa, acusação referente ao período em que ela foi prefeita daquele município.

Segundo o vereador, em outubro de 2009, blog de repercussão nacional apresentou a relação de deputados envolvidos em processos judiciais na Bahia. Entre eles, Tonha Magalhães, por tráfico de influência.

No Portal dos Municípios Congresso em Foco, em setembro de 2009, foi publicada a relação de deputados federais que respondiam a processo ou inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). A Bahia contava com nove parlamentares nessa condição. A Bahia só perde para São Paulo e Minas. Na lista baiana, a presença da deputada Tonha Magalhães.

Tonha responde por irregularidade contra a Lei de Licitações e crime de responsabilidade, entre outros. Também figura na relação dos deputados que teriam recebido dinheiro para que o Congresso criasse uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Na campanha denominada Ficha Limpa, contra candidaturas de pessoas em débito com a Justiça, Tonha Magalhães aparece na relação dos que estão com “ficha suja”, conforme o vereador, por responder a crime de responsabilidade no STF. “São três ações criminais, duas ações penais, entre outros”. Em Candeias, ela responde por nepotismo, abuso econômico, cheque sem fundos e atraso de salários, segundo site regional”.

Ano passado, o Congresso em Foco informou a relação das dezenas de deputados que se encontram com pendências na Justiça. Paulo Maluf, recordista, aparecia com 49 processos. Em 4º lugar, na lista dos que respondem a mais processos, Tonha Magalhães, com 13.

O mesmo portal Congresso em Foco destaca Tonha Magalhães entre as menos atuantes do Congresso.  Apresentou dois projetos em quatro anos de mandato.  “Ela diz em entrevista que os processos não vão dar em nada. Acredita na impunidade”, diz Tourinho.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário