Sítio do Quinto será beneficiado pelo programa Água para Todosterá água de qualidade

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A população do povoado de Cascalheira, em Sítio do Quinto, recebeu com entusiasmo o anúncio de que em breve terá os benefícios do Programa Água para Todos. Recentemente, o governador Jaques Wagner esteve no município para assinar a autorização para implantação de um sistema de abastecimento da maior necessidade local: água de qualidade.

Com investimentos de R$ 45 mil, as obras vão beneficiar um total de 550 pessoas, dentro do programa Água Para Todos. A iniciativa estadual já chegou a 400 dos 417 municípios da Bahia, levando, além de água, saneamento básico. “Para garantir água para todos e para sempre precisamos realizar, também, obras de saneamento para que os rios, as fontes de água, não sejam contaminados”, observou o governador Jaques Wagner.

Wagner ressaltou que 1,6 milhão de pessoas já foram contempladas com o programa que, até o final de 2010, “vai beneficiar 2,1 milhões de baianos”. Além das obras de abastecimento, o governador garantiu aos moradores de Sítio de Quinto a entrega de equipamentos, em parceria com a prefeitura municipal, para os quatro Postos de Saúde da Família da cidade.

INFORMÁTICA E UNIVERSIDADE ABERTA

Com uma população de mais de 14 mil habitantes, Sítio do Quinto já possui várias ações do Governo do Estado em pleno funcionamento, como o polo da Universidade Aberta. Oferecendo cursos à distância na área rural, como agronomia, o polo é coordenado pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Também é destaque na cidade o Centro Digital de Cidadania (CDC), que oferece internet banda larga gratuita aos moradores, por meio de dez computadores com software livre. Segundo o coordenador local do CDC, Marcelo Oliveira, o centro tem funcionado como uma escola de informática para a população carente do município.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]