Seagri Itinerante leva tecnologia à região de Ituberá

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Dezessete municípios do Baixo Sul e de outras regiões circunvizinhas participaram nesta quarta-feira, (11/12/2016), em Ituberá, da Seagri Itinerante Mais Alimento/Bahia, onde mais de 1.500 agricultores familiares puderam conhecer e adquirir, máquinas e implementos agrícolas que vão ajudá-los no desenvolvimento da sua produção. O Mais Alimento é um projeto do Governo Federal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) com execução da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA).

O secretário estadual da Agricultura, Roberto Muniz, explicou que além de levar a tecnologia à região de Ituberá, a caravana cumpre o importante papel de ouvir os produtores e identificar seus problemas e demandas. “Cada região do Estado tem suas características e aqui nós estamos identificando as necessidades dos agricultores familiares e vamos solicitar ao MDA a inclusão de novos equipamentos no Programa Mais Alimentos”, disse o secretário.

A região beneficiada, que envolve os municípios de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Ibirapitanga, Valença, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá,  Ubaitaba, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte, Gandu, Nazaré, Aratuípe, Cairú, Teolândia, Presidente Tancredo Neves, se caracteriza pela produção de cacau, mandioca, seringueira, dendê, guaraná, especiarias (pimenta-do-reino, cravo-da-índia, pimenta-da-jamaica, urucum, noz moscada), palmáceas (pupunha, coco, açaí, piaçava), fruticultura (Cupuaçu, mangostão, rambutão, banana, graviola, mamão), piscicultura, pesca artesanal, apicultura, meliponicultura, horticultura e pecuária .

Para Emerson Leal, presidente da EBDA, os resultados desta ação, já  realizada em Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus nos últimos dois dias, superaram as expectativas em movimento de agricultores e de negócios. “Foram mais de cinco mil agricultores que conheceram oportunidades tecnológicas para suas fazendas, e propostas em negócios que superam R$15 milhões”, comentou o presidente.

A EBDA é a empresa responsável pela mobilização dos agricultores, em parceria com as Prefeituras Municipais, associações de produtores e outras organizações de classe, bem como das inscrições das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), condição para os agricultores poderem realizar os financiamentos.

Segundo a engenheira agrônoma Ana Cristina Santos, chefe do Escritório Local de Camamu e responsável pela mobilização, na região de Ituberá, só nos municípios que compreendem a jurisdição do Escritório (Ituberá, Camamu, Ibirapitanga e Igrapiúna), foram preenchidas, este ano, 2.900 DAP’s, beneficiando agricultores familiares de 21 comunidades. “As oportunidades do Programa Mais Alimento vem integrar-se às ações que o escritório vem desenvolvendo, pois antes, o agricultor apenas produzia, enquanto, hoje, tem a oportunidade de otimizar a sua força de trabalho com a aquisição de equipamentos, bem como de beneficiar a produção, agregando valor ao produto e ocupando melhor a mão de obra familiar”, enfatizou a técnica.

O agricultor familiar Carmindo da Anunciação Pereira, 43 anos, proprietário da fazenda São Lourenço, localizada no Tabuleiro da Várzea, município de Valença, foi o primeiro a concretizar financiamento com o Banco do Nordeste do Brasil, BNB, e, Ituberá. Ele fez a aquisição de um veículo utilitário, pelo Programa Mais Alimentos. “Como produtor de graviola e cacau, este veículo vai ser importante no transporte de insumos e para a comercialização de frutas in natura e de polpas, que eu mesmo produzo”, disse o agricultor.  O Escritório Local de Valença foi o responsável pela realização do projeto através do engenheiro agrônomo Roberto Lins.

A caravana do projeto Seagri Itinerante Mais Alimentos-Bahia está hoje, quinta-feira, (12) no município de Jaguaquara, e segue sexta-feira, (13) para Jequié, onde a primeira fase do projeto será encerrada.

 *Com informação do Assimp Seagri/EBDA.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108654 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]