SEAGRI interliga ADAB em rede e consolida GTA Eletrônica

Wagner inicia balanço de sua gestão e prevê um 2010 ainda melhor para a Bahia 

No último programa de rádio Conversa com o Governador produzido este ano pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom), o governador Jaques Wagner faz uma retrospectiva de algumas das principais ações do Governo e seus benefícios para os baianos. “Nós temos protocolos com empresas que querem investir na Bahia e que montam a R$ 79 bilhões, com investimentos que poderiam gerar até 120 mil empregos”, revelou.

Wagner abre o programa lembrando que, em três anos, foram gerados na Bahia mais empregos que os quatro anos da gestão passada. “E mesmo em 2009, ano de dificuldades pela crise, fechamos o mês de novembro com 75.424 novos empregos na Bahia. É o melhor desempenho do Norte/Nordeste”, comemorou. Wagner disse que, de cada três empregos formais gerados no Nordeste, um foi na Bahia.
Segundo o governador, este resultado não foi somente na capital “É bom porque a gente está interiorizando o desenvolvimento. Como nosso lema diz: fazer mais por quem mais precisa”. Para Wagner, essa é a grande notícia, que acompanha o que está acontecendo no Brasil.

O governador disse que as classe D e E, de menor poder aquisitivo, já consomem mais até, no total, do que a A e a B. “E isso a gente pode ver no interior, mais geladeira, mais fogão, mais casa sendo construída e mais emprego. Essa para mim é a grande notícia e ela vem impulsionada por atitudes que o nosso governo vem tomando”.

Como exemplo destas atitudes, Wagner relacionou, em primeiro lugar, a transparência na relação com os empresários, o que, segundo ele, cria um ambiente favorável a quem quer investir no estado. Para atrair mais investimentos, o governador disse que houve uma redução de ICMS em várias cadeias produtivas, o que fez com que muitas empresas que tinham estoque de crédito acumulado pudessem colocar esse dinheiro à disposição de novos investimentos.

“Aí eu cito a Ford, que vai vir investir mais, o Pólo Petroquímico, que deve estar anunciando brevemente novas cadeias produtivas, a Mirabela, de níquel, investimento lá em Itagiba, o estaleiro que a gente está preparando, o complexo Porto Sul, com a nova ferrovia, o novo porto e o novo aeroporto, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos e o Gasene, que é o gasoduto que está trazendo gás natural do sul do país até Catu”.

Wagner falou que, para suportar este desenvolvimento, houve investimentos em infraestrutura, principalmente estradas. “O Derba estava completamente desmobilizado, sem equipamentos. Primeira medida foi comprar 240 máquinas novas, com apoio da bancada federal da Bahia por meio de emendas, uma parte nossa, uma parte do governo federal, e reequipamos todas as nossas residências do Derba”.

O governador disse que, com o dinheiro tomado no Banco Interamericano e no BNDES, foi possível trabalhar em mais de dois mil quilômetros de estrada. “Temos hoje mais 1,2 mil sendo recuperadas e já fizemos recuperação em mais de dez mil quilômetros”.

Segundo Wagner, ainda há mais a ser feito em relação às estradas baianas. No oeste do estado, em parceria com o governo federal, será feita a BR-235, além de outros trechos que ainda estão necessitando de recuperação, como a Estrada do Feijão, que será refeita, e Bom Jesus da Lapa a Santa Maria da Vitória, na região de Remanso e de Casa Nova.

O governador disse que a Bahia tem 100 mil quilômetros de estrada, 25 mil asfaltados e 75 mil encascalhados. Ele lembrou que, nos dez mil quilômetros já recuperados não estão incluídas as estradas encascalhadas. “O estado é grande e recebemos 90% da malha rodoviária acabada, e, por isso, reconheço que, apesar de todo esforço e trabalho, vamos acelerar em 2010 e atrair mais investimentos para a Bahia”.

Ao encerrar o programa, Wagner desejou a todos um 2010 com muitas boas notícias para todos, com muito desenvolvimento, inclusão social e muita paz em família. “Muito obrigado todos vocês que nos acompanharam em 2009 pelo Conversa com o Governador. Em 2010 voltaremos a falar mais sobre aquilo que estamos fazendo para melhorar a vida dos baianos. Um abraço e feliz 2010. Uma boa semana para todos e obrigado pela audiência”.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom) e disponibilizado na página e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e outros veículos de comunicação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109712 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]