Seagri alerta: criadores devem declarar vacinação do rebanho até dia 15

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa foi encerrada no dia 30 de novembro em todo o Estado e agora os pecuaristas terão até o dia 15 deste mês para declarar a imunização dos animais nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, Roberto Muniz, explica que a declaração oficializa a vacinação do rebanho baiano e é uma determinação do decreto Nº 7.854, do governo baiano, que trata da defesa sanitária animal. Segundo ele disse, a participação do pecuarista tem sido importante para manter a Bahia livre da febre aftosa.

“Declarar é tão importante quanto vacinar. O criador baiano tem sido um grande aliado no combate à febre aftosa”, salienta o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto.  Na primeira etapa da campanha foram imunizados 96,5% do rebanho baiano, estimado em cerca de 11 milhões de cabeças.

Para comprovar a imunização do rebanho o produtor deve se dirigir a um dos escritórios da Adab e apresentar a nota fiscal das vacinas aplicadas. O criador que perdeu o prazo de vacinação de seus animais terá que realizar o procedimento acompanhado por técnicos da Adab.

“O pecuarista que não vacinou seu rebanho está sujeito às penalidades determinadas por lei, no que se refere à proibição do trânsito de animais e multas”, esclarece o diretor de defesa animal da Adab, Rui Leal,  “Mas nosso objetivo não é penalizar e sim manter a certificação de área livre de aftosa com vacinação, qualificando o status sanitário do rebanho baiano”.

*Com informação da Imprensa/Seagri/Adab.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121931 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.