Salvador, Maraú e Porto Seguro entre as melhores cidades para o turismo

Uma avaliação realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta a capital baiana e as cidades de Maraú e Porto Seguro como algumas das melhores para o turismo no Brasil. A pesquisa foi feita a pedido do Ministério do Turismo e avaliou 65 municípios em 13 aspectos, atribuindo notas de 0 a 100 em cada item. Os municípios foram divididos em grupos de 27 (as 26 capitais e o Distrito Federal) e 38 (as não capitais). A classificação é feita dentro de cada um dos conjuntos.

De acordo com a pesquisa, Salvador é a melhor cidade para o turismo no quesito Aspectos Culturais. Porto Seguro ocupa o segundo lugar no item Políticas Públicas, enquanto Maraú ocupa também a segunda colocação no item Cooperação Regional. Os quesitos utilizados para a pesquisa têm pesos diferentes. São eles: Infraestrutura Geral; Acesso; Serviços e Equipamentos Turísticos; Atrativos Turísticos (Geral); Marketing / Promoção do Destino; Políticas Públicas; Cooperação Regional; Monitoramento; Economia Local; Capacidade Empresarial; Aspectos Sociais; Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais. No balanço geral dos dados, São Paulo ocupa a posição de melhor capital para o turismo.

A seleção dos municípios foi feita com base no potencial em alavancar e desenvolver o turismo regional. Os escolhidos influenciam 519 municípios vizinhos. Cada cidade recebeu visita de pesquisadores da FGV durante cinco dias, entre os meses de julho e setembro de 2008. Esta é a segunda vez que a avaliação é realizada. A primeira ocorreu entre novembro de 2007 e fevereiro de 2008.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário